Evento discute melhoria dos negócios em Curitiba

 Xisto Alves Souza Junior
Xisto Alves Souza Junior, delegado regional da ABPMP.

Eficiência, redução de custos, ampliação das receitas e competitividade. Essas são algumas das características que muitas organizações almejam. E ao contrário do que se pensa, conquistar esses resultados não passa necessariamente por grandes investimentos. Muitas vezes a adoção de ferramentas que possibilitem uma sinergia entre as atividades pode ser uma saída eficiente. E essa é a proposta do gerenciamento de processos de negócios – BPM (Business Process Management) – cujo tema será discutido em várias palestras gratuitas em Curitiba.

A 70ª edição do BPM Day no Brasil, que será realizado no dia 18 de novembro no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), é promovido pela ABPMP Brasil (Associação de Profissionais de Gestão de Processos de Negócios), que é um capítulo de uma instituição norte-americana sem fins lucrativos que tem a proposta de difundir os conceitos do BPM no mundo. O gerenciamento de processos de negócios pode ser aplicado por empresas públicas e privadas e consiste na premissa de ‘fazer mais com o mesmo’, ou seja, a partir da adoção de mudanças na forma de agir e pensar das organizações, é possível atingir resultados significativos.

Durante a programação do BPM Day Curitiba serão apresentados exemplos onde o gerenciamento de processos interferiu na eficiência dos resultados. Entre eles estão a Empresa Brasileira dos Correios, de Brasília; e a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). Ainda durante o evento será apresentada a “Pesquisa Nacional em Gerenciamento de Processos de Negócio” que mostra um panorama do BPM no Brasil.

Para o delegado regional da ABPMP no Paraná, a sondagem mostra que houve uma evolução do gerenciamento de processos no País, mas é preciso difundir ainda mais o tema, pois muitas organizações apontam como principais resultados a padronização de processos e a documentação. “No cenário econômico atual, tais atividades agregam pouco ou quase nada no que se refere a ganhos de competitividade, qualidade na visão do cliente e até mesmo no aumento de receitas. Contudo, estes benefícios podem representar questões de vida ou morte para muitas organizações, principalmente com toda a incerteza que enfrentamos nos dias de hoje, onde o BPM possui papel fundamental em todo esse processo”, afirma Xisto.

As inscrições para o BPM Day Curitiba podem ser feitas gratuitamente pelo site www.sympla.com.br/bpm-day-curitiba-2015__37406.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *