Mulheres buscam qualificação profissional
Cada vez mais mulheres buscam qualificação profissional para enfrentar o mercado de trabalho. በo que apontam os indicadores do Senai, instituição de ensino profissionalizante referência no Brasil e no mundo. Em 2007, as mulheres foram responsáveis por 290 mil matículas em todo o país, o que representou cerca de 20% do total. No Paraná, o índice foi semelhante no mesmo ano: 20,5% (14.962 de um total de 72.961 matículas).
Ano passado, o total de mulheres matriculadas nos cursos de educação profissionalizante do Senai no Paraná foi de 20.504, ou 22% de um total de 93.987 matículas. No mesmo peíodo, em todo o país, o total de mulheres matriculadas nos cursos de formação profissional do Senai foi de 373.729, ou 20,67% de um total de 1.807.695 matículas.
Segundo o diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, a força e a presença feminina no mercado de trabalho não se dá somente por números, mas também pela qualidade. Ele lembra que da década de 90 até hoje mais de 50% das micro e pequenas empresas do Brasil estão sob a liderança de uma mulher. O que revela o espírito empreendedor das mulheresâ€.
Além desses indicadores, outros levantados pelo Senai ajudam a traçar o perfil da mulher trabalhadora no Brasil: 42% das mulheres ocupadas na economia têm 11 anos ou mais de escolaridade; 30% das mulheres empregadas têm carteira assinada, atuam em profissões técnicas ou de nível superior e trabalham no setor industrial.
No Paraná, a presença das mulheres nos cursos de Aprendizagem Industrial, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional, Técnicos e Pós-Graduação aumentou nos últimos cinco anos. Em 2003, elas eram responsáveis por 17,19% das matículas do Senai, ou 7.991, metade do índice alcançado em 2007. Há seis anos, o Senai registrou 46.465 matículas em todo o Paraná.
No Estado, a procura do público feminino em 2008 concentrou-se nos cursos dos setores Têxtil e Vestuário (4.971), Alimentos e Bebidas (4.914), Gestão (3.806), Metalmecá¢nica (1.950) e Segurança do Trabalho (1.481). Em 2008, 82,6% das matículas femininas – ou 16.942 – foram registradas nestas áreas de atuação.
Â








