Setor de Serviços atrai clientes ao Shopping

shopping-serviçosMuitas vezes as pessoas têm uma lista de tarefas simples para fazer, mas que acabam sendo proteladas por falta de tempo ou mesmo por não saber ao certo onde levar. Por exemplo: o relógio que acabou a pilha, o sapato que precisa de um conserto, a barra da calça que está grande, a foto para ser revelada, uma plastificação e até a foto 3×4 que está faltando para um documento. Alguns desses serviços eram facilmente encontrados em lojas de rua. Mas hoje, para facilidade dos clientes, podem estar localizados todos em um mesmo espaço. Que tal parar o carro no Shopping e em poucas horas resolver toda essa lista?

No Shopping Jardim das Américas, em Curitiba (PR), há mais de uma dezena de serviços que atraem os clientes da região, como três agências bancárias, caixas eletrônicos, casa de câmbio, salão de beleza, revelação de foto em uma hora e fotografia para documentos, lava car, chaveiro, sapataria, relojoaria, assistência técnica de celular, exames laboratoriais, Centro Médico, costureira, locadora de DVD, Blue Ray e jogos de videogame, xerox, impressão, carimbos, gravação de CD, lan house e estamparia. Há ainda uma loja no empreendimento que coleta embalagens de cosméticos para reciclagem e o Shopping faz a coleta de pilhas e baterias. Ufa! A lista é extensa! Sem contar um totem de serviços do Detran e ainda o “Jardim da Leitura”, para troca de livros, em parceria com a Freguesia do Livro. Além do fato do Shopping Jardim das Américas ser um ponto permanente de coleta de doações (roupas, sapatos, entre outros, que muitas vezes deixamos em um canto da casa sem saber a quem doar).

shopping-serviços-2De acordo com o Censo Abrasce 2016/2017, divulgado dia 31 de janeiro pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os shopping centers já não são mais apenas locais de compras, eles se tornaram centros de lazer, entretenimento e serviços. Essa tendência atrai ainda mais os consumidores para os empreendimentos, que faturaram R$ 157,9 bilhões em 2016. Outro dado interessante é que a região do Brasil que mais cresceu foi o Sul. Juntos, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná viram as vendas aumentarem 5,84% e possuem 93 empreendimentos.

“Há alguns anos, você andava na rua e era repleto de lojas que tiravam fotos para documentos. Hoje, as pessoas têm dificuldade em encontrar. E o fato de estarmos dentro de um shopping, com horário ampliado de funcionamento, inclusive nos finais de semana, facilita muito”, afirma Ane Kawajiri, da Foto Winner.

Outro espaço com grande movimento é o salão de beleza. “Desde a inauguração do Shopping nosso salão é um chamariz. As clientes acabam vindo cuidar da beleza e aproveitam para fazer compras nas demais lojas do empreendimento”, conta Rose Commim, proprietária do Europa Cabeleireiros & Estética.

E foi justamente devido ao salão de beleza e ao lava car que a advogada Stela Maris Doubek Motta começou a frequentar o shopping. “Virei cliente do shopping através do salão. Enquanto fazia a unha, deixava o carro para lavar. A partir daí fui circulando e conhecendo as lojas. Os serviços, sem dúvida, atraem muitos clientes. É uma comodidade para quem tem a necessidade semanal, como eu”, diz a advogada.

Na Max Consertos, que está no local há 15 anos, a maioria dos clientes aproveita para deixar as roupas enquanto passeia pelo Shopping. “Dependendo da pressa do cliente e do nosso fluxo de trabalho, já fazemos o serviço na hora, como troca de zíper, barra ou hidratação de couro, para ele já buscar na saída do passeio”, afirma Reginaldo Lemos, costureiro e proprietário.

Outro espaço que quase desapareceu das ruas da cidade é a locadora de filmes. “Apesar das locações terem diminuído muito nos últimos anos, há os clientes fiéis que estão aqui toda semana, sem contar os alunos da universidade que vêm usar a Lan House ou os clientes que passam para imprimir um boleto ou encadernar um relatório”, diz Edson Quadros, proprietário da DVD Oro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *