CIC ganha Ponto de Atendimento para micro e pequenos negócios

José Pio Martins, Vitor Roberto Tioqueta, José Ricardo Castelo Campos e Celso Luiz Gusso.

Empreendedores de micro e pequenos negócios da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) terão atendimento facilitado e perto de casa a partir desta semana. Na última sexta-feira, dia 11 de agosto, o Sebrae/PR e os parceiros Universidade Positivo (UP) e Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic) inauguram o Ponto de Atendimento da Universidade Positivo (UP) – CIC.

Localizado na Rua Senador Accioly Filho, nº 511, este é o primeiro ponto de atendimento de Curitiba e região dentro de uma instituição de ensino. Além de contribuir para o desenvolvimento local, auxiliando os empresários e fomentando o empreendedorismo na região, o objetivo é aproximar a academia do mercado, levando a vivência para o aluno.  Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, o reitor da UP, José Pio Martins, o vice-presidente da Aecic, Celso Luiz Gusso, além do gerente regional do Sebrae, José Ricardo Castelo Campos.

Destacando a parceria de mais de uma década com a Universidade Positivo, o diretor-superintendente do Sebrae/PR lembrou a importância de se trabalhar o empreendedorismo em conjunto com a academia. “Boa parte dos alunos quer empreender, fora os que já são empresários. Por isso, é importante essa soma de esforços para levar conhecimento sobre gestão, inovação e o ambiente de negócios”, afirmou Tioqueta.

Das 20,7 mil empresas da Cidade Industrial de Curitiba, 96%, o que equivale a cerca de 20 mil, são micro e pequenas. “As pequenas são fornecedoras das médias e grandes. O Sebrae/PR vive esse momento oportuno de expansão em pontos de atendimento por meio de parcerias como essa, o que favorece os empreendedores de micro e pequena empresas”, acrescentou.

O gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, José Ricardo Castelo Campos, disse que o objetivo dos Pontos de Atendimento é ampliar a capilaridade de atendimento, facilitando ainda mais o acesso de quem pretende abrir seu próprio negócio ou para atender quem já está no ramo e busca aprimoramento para melhorar a gestão. “O Ponto de Atendimento oferece uma séria de soluções úteis ao dia a dia das empresas, como orientações técnicas, de gestão, capacitações e consultorias. Enfim, informações que contribuem para melhoria do desempenho das micro e pequenas empresas já existentes, e ainda, fomentam a criação de novas, gerando cada vez mais desenvolvimento para a região”, justificou.

Celso Luiz Gusso ressaltou que, durante a crise, a mídia apontou 14 milhões de desempregados no País, dos quais boa parte optou por se recolocar empreendendo. “E essas pessoas precisam de apoio. Durante anos, lutamos para levar os empresários para a escola, porque muitos têm vontade de se aperfeiçoar, mas não têm o ambiente”, disse o vice-presidente da Aecic.
Para o reitor da UP, a aproximação entre os três parceiros é uma contribuição importante no processo de facilitação da vida do empresário, que sofre com a burocracia e o peso da legislação. “É o governo, as pessoas e as empresas que criam o ambiente propício para a geração de empregos. Infelizmente, ainda vemos uma cultura antiempresarial e antilucro. A universidade tem o papel de educar para o mundo do trabalho e lutar para que uma parte seja empregador, de modo a garantir a empregabilidade”, destacou José Pio Martins.

O atendimento ao empreendedor dentro da UP do CIC ocorre de segunda a sexta, em horário comercial. Até então, empresários da região precisavam se deslocar ao Escritório Regional do Sebrae/PR, no Prado Velho, para ter acesso a consultorias e demais orientações.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *