Aulas de reforço escolar e idioma são os serviços mais procurados pela internet
Aulas de idiomas, reforço escolar, dança e música são os serviços online mais procurados nos últimos 12 meses. É o que mostrou um levantamento realizado pelo GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do Brasil, entre os mais de 80 mil pedidos recebidos no último ano. A facilidade em se localizar os profissionais mais próximos, por geolocalização, somado às novas possibilidade para adaptar as aulas à possibilidade do cliente, online ou presencial, tem incentivado cada vez mais pessoas a procurarem por professores para atividades extracurriculares pela internet.
Com a maior exigência de um segundo, ou até terceiro, idioma tem sido um requisito comum no mercado de trabalho. Para quem não tem condições de fazer um intercâmbio, ou mesmo se dedicar à rotina de escolas de idiomas, as aulas particulares têm sido uma opção, no último ano o aplicativo teve um aumento de 263% na procura por aulas de idiomas de forma online.
Representando 47,5%, as aulas de inglês são as com maior índice de buscas online, seguida pelos idiomas espanhol e francês, com 17,5% e 10% respectivamente. Dentre os níveis de conhecimento dos idiomas, 67% dos alunos se declaram iniciantes.
Em relação às aulas particulares de reforço escolar, são preferencialmente procuradas por alunos do ensino médio, representando 62,5% da procura, que dão preferência por aulas presenciais, em 80% das buscas. Os tipos de disciplina mais procuradas pelos alunos são: matemática, português e química, com 56%, 17% e 13%, respectivamente.
A busca por formas não-tradicionais de sair do sedentarismo e a popularização de ritmos musicais brasileiros tiveram reflexos na pesquisa realizada pelo GetNinjas. Em 19% dos casos, as aulas de dança se concentraram no pole dance, modalidade de dança em torno de uma barra vertical que trabalha toda musculatura do corpo, seguida pelo sertanejo universitário com 17% e pelo funk com 11%.
Em relação à profissionalização musical, a maior parte da procura é por aulas de piano e teclado, que somam 25% das buscas, seguida por aulas de canto com 23%, e violão e guitarra com 19%. Ainda que haja a opção de aulas online, a busca mais popular é pela tradicional aula presencial, com 95% da preferência. Entretanto, a maior parte dos profissionais atua de forma liberal e não vinculados à escolas, representando 94% dos cadastros na plataforma.
Para a professora de francês Beatriz Victoria dos Santos, que já havia tentado outras formas de divulgação das aulas, como a distribuição de panfletos na rua e em prédios, o que realmente trouxe resultado na divulgação das aulas foi a internet: “Tinha acabado de ficar desempregada, e fiz minha inscrição no GetNinjas. No mesmo mês já comecei a ter pedidos, e aumentei o número dos meus alunos de dois, três para vinte”, conta a professora que hoje tem alunos não apenas em São Paulo, onde reside, como também de outros estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais.








