Faturamento das farmácias continua crescendo

Apesar do mix cada vez mais variado de produtos comercializados nas farmácias e drogarias brasileiras, que também se preocupam com o bem estar dos seus clientes, os medicamentos ainda representam o item mais vendido nestes estabelecimentos, o que justifica a sua atividade fim e sua importá¢ncia na assistência a saúde da população. De acordo com a Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar), os medicamentos comercializados nas farmácias independentes associativas representaram 74% do total de vendas registradas no ano passado. Já os cosméticos e artigos de perfumaria foram responsáveis por 21,3% e os produtos correlatos, 4,7%.

Em 2008, o faturamento total das 2.559 lojas associativas chegou a R$ 2,13 bilhões, com a venda de mais de 265 milhões de unidades de produtos. Na categoria Medicamentos, os de marca foram os mais consumidos pelos clientes, representando 62,6% das vendas, os similares 27,1% e os genéricos, 10,3%. O presidente da Febrafar, Edison Tamascia (foto), estima que o faturamento das farmácias e drogarias pertencentes á s redes associadas á  Febrafar ultrapasse R$ 2,5 bilhões este ano, haja vista que, até março, as vendas atingiram a marca dos R$ 610,5 milhões – um crescimento de 14,7% se comparadas á s registradas nos três primeiros meses de 2008. Neste primeiro trimestre, as nossas lojas já registraram em torno de 70 milhões de unidades de produtos vendidos,” acrescenta o executivo.

Tamascia explica que o aquecimento nas vendas reflete o comportamento dos clientes que, mesmo diante das dificuldades provenientes da crise econômica, não estão deixando de cuidar da saúde. A crise mundial vem afetando diversos setores da economia, mas ainda não produz efeitos consideráveis no comércio farmacêutico”, finaliza.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *