Páscoa com varejo conectado vende muito mais

Páscoa com varejo conectado vende muito mais

As datas festivas são ótimas ocasiões para ampliar as vendas no comércio. A expectativa da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) é que a Páscoa traga um incremento nas vendas de 10% em relação ao mesmo período de 2018. Temperaturas mais amenas, distanciamento das férias e da volta às aulas também ajudam a aquecer o mercado que busca superar a recessão dos últimos três anos.

Segundo Fabíola Paes (foto), especialista em varejo e uma das fundadoras da Neomode – startup voltada para soluções omnichannel para o mercado varejista, embora a data ainda seja sinônimo de chocolate ela já movimenta outras áreas importantes do comércio em todo Brasil.

“Alimentação, brinquedos temáticos, itens para casa e decoração, bebidas e vestuário – principalmente no Sul onde a troca da estação tem impacto mais forte -, são produtos que ganham visibilidade neste período onde é comum a troca de presentes, a reunião da família e dos amigos em confraternizações em torno da mesa. Dentro deste cenário, um varejo conectado pode vender até 20% a mais”, argumenta a especialista que também atua como professora da ESPM e no MBA de Varejo e Mercado na USP/Esalq.

Trabalhar do jeito certo

Para Fabíola, os comerciantes que oferecerem diferentes linhas de produtos, souberem agrupar o mix de ofertas e disponibilizá-los ao cliente de maneira adequada – por meio de todos os canais de vendas (e-commerce, aplicativos e lojas físicas) – terão resultados mais expressivos do que a concorrência.

Conforme estudo do Euromonitor, 47% dos consumidores conectados vão até as lojas físicas com o objetivo de experimentar ou ver algo pessoalmente. Por isso, a orientação é aproveitar o que se tem em estoque e explorar o momento para mostrar que a Páscoa pode ir além do chocolate e dos produtos sazonais. “A loja virtual ajuda a física e o ponto de venda físico (PDV), por sua vez, impulsiona a loja virtual”, enfatiza.

“Atualmente não dá para trabalhar a Páscoa apenas com a tradicional ‘parreira de ovos’ e os bolsões de ofertas miúdas criadas no ponto de venda (PDV). Ela ‘acontece’ também no aplicativo do celular, mostrando ambientes decorados com o que se tem em loja, bebidas que ‘casam’ com o chocolate ou que acentuam ainda mais o sabor do bacalhau, além das novidades e ofertas em si que podem ser trabalhadas diariamente conforme o estoque e a concorrência”, declara.

Fabíola Paes traz outras dicas interessantes sobre o tema. Confira:

A Páscoa favorece o setor alimentício, mas as demais áreas do varejo também podem ganhar. Dentro de um novo conceito de loja física, que dialoga com outros canais de venda como o e-commerce, os aplicativos e assistentes virtuais, o PDV precisa ter um design que estimule os sentidos e facilite o acesso.

Aproveite o conhecimento que se tem sobre o comportamento do cliente, os preços da concorrência e crie promoções (flash sales) irrecusáveis com prazos específicos, ampliando a visibilidade e a conversão em compras para a sua empresa.

Lembre que o smartphone é uma ferramenta incrível para auxiliar o varejo a alcançar potenciais clientes com o envio de pushes e ofertas personalizadas, de acordo com sua geolocalização ou perfil.

Invista na opção Clique & Retire, onde o consumidor realiza a compra online (via aplicativo, e-commerce ou assistente virtual) e retira o pedido diretamente na loja física, sem enfrentar filas. Isso atrai público ao PDV e diminui valores em taxas de entrega e fretes.

Observe que no universo do varejo não existe mais diferença entre o mundo físico, o on-line e o off-line. Por isso, investir em inovação, conectividade e relacionamento são pré-requisitos fundamentais para alcançar bons resultados no faturamento deste período.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *