Compra e venda de milhas está em expansão. Saiba como funciona esse mercado

Compra e venda de milhas está em expansão. Saiba como funciona esse mercado

O mercado de compra e venda de milhas está em expansão no país. Pessoas que possuem pontos acumulados em programas de fidelização de companhias aéreas têm percebido que não é só voando que se faz bons negócios com seus pontos. Vender milhas pela internet é algo vantajoso para muitos brasileiros.

Os números do mercado corroboram essas afirmações. Só a MaxMilhas – empresa líder do setor – ultrapassou a marca de 40 bilhões de milhas negociadas desde a sua fundação, em 2013. Mais de quatro milhões de embarques já foram realizados por meio de negociações na plataforma.

O mercado de milhas é altamente rentável para as grandes empresas do setor. Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) mostram que o faturamento bruto do setor foi de R$ 1,9 bi somente no segundo trimestre de 2019. Em apenas três meses, mais de 76,8 bilhões de milhas foram emitidas e 68,1 bilhões foram resgatadas.

Os indicadores alertam para a taxa de breakage – porcentagem relativa entre milhas emitidas e expiradas – no setor. No segundo trimestre de 2019, o número foi de 17,4%. Em números absolutos, significa dizer que 8,7 bilhões de milhas foram perdidas e muitos clientes de programas de fidelização deixaram de ganhar dinheiro vendendo milhas.

Como vender milhas

A dica para se beneficiar desse mercado é estar sempre atento aos preços e acessar diariamente a plataforma de venda, para saber se o preço pedido está muito acima ou muito abaixo do mercado. Obviamente, milhas mais baratas vendem mais rápido, por isso pode ser uma boa ideia baixar o preço quando se tem pressa para vender. Por exemplo. Por outro lado, quem tem uma boa quantidade de milhas longe de expirar, capaz de proporcionar uma troca por mais de uma passagem, pode pedir um preço maior e lucrar mais caso um comprador busque mais de um assento no voo.

Vale lembrar que negociar milhas é seguro desde que seja utilizada uma plataforma profissional para a transação. Na MaxMilhas, por exemplo, quem vende e quem compra não realiza comunicações entre si, garantindo anonimato das duas partes. Além disso, MaxMilhas possui o selo RA1000 no site Reclame Aqui, atribuído a empresas que apresentam atendimento ao cliente considerado ótimo.

Para garantir ainda mais a segurança e evitar riscos ou decepções, é preciso que o potencial vendedor de milhas tome certas precauções. Segue a lista:

– Leia os termos e condições de uso do site. Este é o contrato que vai definir todos os pormenores da negociação;

– Tenha cuidado ao fornecer senhas e confira, no contrato, se ele garante que dados desse tipo não serão transmitidos a outros usuários;

– Mantenha o preço atualizado para não perder dinheiro diante de uma cotação que varia diariamente;

– Busque referências. Sites que estão há mais tempo no mercado, já ganharam prêmios e são considerados pela mídia como referências do mercado são mais confiáveis.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *