L’Oréal Brasil e Fábrica de Startups iniciam programa de inovação

L’Oréal Brasil e Fábrica de Startups iniciam programa de inovação

L’Oréal Brasil e Fábrica de Startups firmam parceria para acelerar empreendedores. É a primeira vez que um projeto no segmento da beleza faz parte do portfólio da incubadora, que já inovou em setores tradicionais da economia, como o de óleo e gás, e em segmentos que estão provocando uma onda de desbancarização – as fintechs.

Revelado na festa do primeiro aniversário da sede brasileira da aceleradora corporativa em novembro de 2019, a L’Oréal, líder mundial em beleza, é a próxima empresa âncora que está buscando inovação por meio de soluções de startups no Brasil.

A inovação é um dos pilares da L’Oréal e a parceria reafirma o compromisso da empresa com a inovação em todos os seus processos. “A transformação digital permeia todas as áreas de negócio e através dela queremos entregar cada vez mais produtos e experiências inovadoras às nossas consumidoras. Perseguimos a meta de nos tornarmos empresa número um em beauty tech do mundo.”, destaca Patricia Borges, CMO da L’Oréal Brasil.

A CMO da Fábrica de Startups, Ula Amaral, destacou a importância da parceria. “O programa de aceleração da L’Oréal com a Fábrica de Startups é um marco para o mercado de beleza do Brasil. As startups terão a oportunidade de solucionar desafios de uma gigante do seu segmento, com a possibilidade de fechar negócio e colaborar a longo prazo com a empresa. Vamos juntos criar a beleza do futuro, olhando para a diversidade da população brasileira e suas demandas específicas.”, comentou a CMO da Fábrica de Startups.

A primeira etapa da fase de aceleração foi um roadshow para startups apresentarem soluções para dois desafios. Um deles envolvia a rentabilização e otimização de demanda, produção e distribuição das amostras de produtos, já o outro desafio tinha a proposta de tornar a projeção de vendas mais assertiva para o consumidor final. A apresentação dos modelos escolhidos aconteceu no dia 28 de janeiro, na sede da Fábrica de Startups.

A partir de março, será iniciado o programa de aceleração que irá contar com 8 startups. O período de inovação será de 5 meses, quando em agosto será conhecida a solução que mais se destacou.

Tendência para inovação

O novo projeto entre Fábrica de Startups e L’Oréal confirma a avaliação da plataforma CB Insights em relatório que aponta as tendências para o mercado de beleza em 2020. O setor está habilitado cada vez mais para a tecnologia, apoiada ao uso de blockchain, big data, impressão 3D e inteligência artificial para tornar os produtos mais eficazes e personalizados.

Para Ula Amaral, CMO da Fábrica de Startups: “O consumidor irá se conectar com as marcas através de tecnologia, isso é uma certeza. O que precisamos pensar juntos é como fazer essa conexão. Como reduzir a fricção no processo de relacionamento com o público e aumentar o encantamento através de experiências cada vez mais disruptivas. É um mercado que irá mudar muito nos próximos anos e a L’Oréal estará no centro dessa mudança ao lado das startups do programa.”

Sobre a Fábrica de Startups

A Fábrica de Startups Brasil é uma empresa de co-inovação. Através de uma metodologia própria, conecta corporações e startups com o objetivo de inovar, juntos. Oferece uma gama de serviços para a corporação, baseados em três grandes pilares: Cultura, Inovação e Branding.

Para o empreendedor disponibiliza aceleração, uma rede de mentores, espaço físico, metodologia, apoio para crescer sua empresa e geração de negócios. Tudo isso sem onerar a startup.

Sediada no Brasil desde novembro de 2018 com investimento de R$ 5 milhões, a Fábrica de Startups conta com empresas âncoras nas áreas de telecomunicações, óleo e gás e varejo. No espaço de 3.700 m²m, serão aceleradas 130 startups por ano, que juntas terão um faturamento de R$ 50 milhões, criando assim, o maior ecossistema empreendedor do Rio de Janeiro.

Nascida em Portugal em 2012, a Fábrica de Startups também tem unidade em Macau e já tem 500 startups lançadas e 3 mil empreendedores apoiados.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *