Como recomeçar do zero em outro país?

Como recomeçar do zero em outro país?

Buscar novos desafios pessoais e profissionais fora do país de origem está se tornando algo cada vez mais comum entre os brasileiros. Entre os motivos está a crise econômica que o país enfrenta, a busca por crescimento na carreira e novas oportunidade de trabalho.

Atualmente cerca de 3 milhões de brasileiros vivem em outros países, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Os dados mostram que os locais mais procurados são América do Norte e Europa. 

Mesmo em busca de novos desafios, há algumas adversidades a serem enfrentadas, como a conquista de espaço ou a dificuldade para recomeçar todos os dias. Carolina Valle Schrubbe, coach executiva da HUMA Groupe sócia da SINN Coaching, explica que todos os dias é necessário esquecer o passado, as conquistas e os méritos anteriores, é um recomeço diário.

“Nossas conquistas do passado não garantem o nosso futuro, e também não validam o presente. As mudanças nas organizações são constantes, quem trabalha conosco hoje, amanhã pode estar em outra empresa, assim como os líderes, que hoje migram com mais facilidade. Portanto, não temos tempo de ficarmos apresentando nosso passado de glória, o que podemos fazer é apresentar, logo no início, para que viemos, mostrando um modelo de liderança autêntica”, explica.

Para uma carreira global eficaz, é preciso estar atento a alguns pontos essenciais, entre eles o fortalecimento do network, ou seja, o estabelecimento de contato com pessoas estratégicas em outros países. “Estabelecer contato com profissionais e empresas estratégicas faz com que tenhamos por onde começar, e assim, darmos continuidade em nosso objetivo”, comenta Carolina.

A especialista ainda explica que em todo tempo há pequenas ou grandes questões internas a serem resolvidas, que minimizam a produtividade e também abalam a credibilidade em frente à equipe. Em suma, questões comportamentais que exigem atenção. “Portanto, como o nosso passado não garante o futuro, o recomeçar diário nos dá a perspectiva de começar a ser. E desta forma, enfraquecemos os comportamentos contraproducentes que vinham junto conosco”, diz.

Carolina fala por experiência própria, já que ela mesma também decidiu internacionalizar sua carreira. Há pouco mais de dois meses, a profissional está desenvolvendo seu trabalho no exterior, com base na Alemanha, e mantendo os atendimentos aos clientes do Brasil, via internet. Carolina diz que o essencial para recomeçar fora do país de origem é o desapego do ego. “Precisamos dar mais espaço à humildade,  que é extremamente necessária para que o líder estabeleça uma melhoria contínua, dando a oportunidade de novos hábitos, mais eficazes e que garantam a felicidade longe de casa”, finaliza.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *