90% dos donos de pequenos negócios aumentam vendas com ajuda das redes sociais

90% dos donos de pequenos negócios aumentam vendas com ajuda das redes sociais

Com a necessidade urgente de adaptar os negócios para o ambiente digital e conseguir manter as vendas em tempo de coronavírus, um grupo de empresários no ramo da panificação e confeitaria decidiu participar do Sebrae Acelera Digital um pouco antes da Páscoa.

Em apenas 10 dias, 90% dos 22 participantes conseguiram aumentar as vendas e a presença nas redes sociais. Divididos em pequenos grupos no Whatsapp, os empreendedores receberam mentorias online sobre tecnologias e marketing digitais direcionadas para o negócio.

Pesquisa

De acordo com a pesquisa de satisfação realizada com o grupo selecionado para o projeto piloto, a grande maioria acredita que a participação no Sebrae Acelera Digital gerou aprendizado sobre as ferramentas digitais, trouxe condições para inovar na empresa e permitiu a troca de experiências com empresários.

Sobre os conteúdos apresentados, os participantes avaliaram positivamente, principalmente, a qualidade e a abrangência das informações, como também a facilidade de entendimento. O time de consultores especialistas no uso de tecnologias digitais para promoção e venda também recebeu ótima avaliação, sobretudo em relação à disponibilidade para esclarecer as dúvidas e a capacidade de comunicação com os empresários.

Sebrae Acelera Digital

Desde o dia 27 de abril, quando foi lançado, o Sebrae Acelera Digital já recebeu 1.200 inscrições de donos de pequenos negócios interessados em participar. A expectativa do Sebrae é atender 20 mil empresas com a nova solução.

O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, explica que a participação no Sebrae Acelera Digital é apenas o começo de uma nova jornada para o empreendedor, que mesmo após a pandemia da Covid-19 encontrará uma nova realidade pela frente.

“É muito importante que o empresário de uma empresa tradicional dê esse primeiro passo. O Sebrae Acelera Digital tem essa capacidade de empoderamento para inserção no mundo digital”, destacou Bruno Quick.

Segundo ele, a experiência do primeiro grupo participante mostrou que é possível promover mudanças no negócio de forma rápida e com resultados: “Muitos não tinham expectativa nenhuma de vender durante a Páscoa e, ao final da jornada, constataram que não tiveram condições de atender toda a demanda das vendas online”.

Inscrições

A partir desta sexta-feira (8), os donos de pequenos negócios interessados em participar devem se inscrever de acordo com o estado onde residem e receberão orientações das unidades regionais do Sebrae.

As vagas disponibilizadas abrangem MEIs e micro e pequenas empresas de diversos segmentos, com destaque para serviços de alimentação, varejo de moda, minimercados, petshop e economia criativa. Para conhecer mais sobre o Sebrae Acelera Digital clique aqui (www.sebrae.com.br/aceleradigital).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *