Procura por financiamento imobiliário aumenta mais de 180% em junho

Procura por financiamento imobiliário aumenta mais de 180% em junho

A expectativa para a retomada da economia no Brasil e no mundo tem aumentado cada vez mais, no mesmo passo em que alguns estados e cidades iniciaram a flexibilização do isolamento social. O setor imobiliário foi uma das áreas impactadas pela pandemia. Com a quarentena e o medo de fazer investimentos neste momento, aqueles que estavam planejando comprar a casa própria no início do ano, precisaram dar uma pausa no plano por um tempo.

Dados apontam uma retomada expressiva. Segundo levantamento da CrediHome, plataforma digital de crédito imobiliário, a procura por financiamento de imóveis em junho teve um aumento de 181,27%, em comparação ao mês de maio,. e o maior desde o início do ano. 

Financiamentos contratados

O aumento também foi percebido em relação aos financiamentos contratados, o aumento percentual de maio para junho foi de cerca de 28%. Desde janeiro, é o maior índice. Em comparação ao primeiro mês do ano, antes da pandemia, foi registrado um aumento de quase 50%.

Um dos fatores que influenciam o aumento da procura para compra de imóveis, além da retomada gradual dos serviços, é a queda das taxas de juros em financiamentos imobiliários. Com a Selic – taxa básica da economia – em seu índice atual e histórico de 2,25%, o investimento em imóveis pode se tornar mais atrativo para quem estava pretendendo sair do aluguel e comprar a casa própria.

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) também trouxe indicadores positivos durante o período conturbado. O seu último levantamento revelou que os financiamentos imobiliários  com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somaram R$ 7,1 bilhões em maio e tiveram um crescimento de 23,2% em 2020. 

Processo online

Outro ponto determinante para o aumento da procura por financiamento é poder fazer todo o processo pela internet. Antes da pandemia, a fintech, que foi criada em 2018, já tinha como diferencial o processo de financiamento totalmente online, o que dispensa a necessidade do cliente ir até o local para fechar um contrato, garantindo a segurança no período atual.

Recentemente, a empresa ofereceu mais uma facilidade para os seus clientes: a funcionalidade de financiamento dentro dos portais das imobiliárias. Com isso, as pessoas conseguem fazer a simulação do financiamento do imóvel de interesse dentro do próprio site das imobiliárias parceiras. 

“Nosso objetivo é facilitar o processo de pesquisa e fechamento de contrato para financiamentos imobiliários, algo que hoje é extremamente burocrático e demorado. A pandemia do coronavírus e o consequente isolamento social deixa mais evidente a necessidade de estabelecer processos 100% digitais”, afirma Bruno Gama, CEO da CrediHome. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *