Nascida na pandemia, startup curitibana emprega até quem já estava aposentada

Nascida na pandemia, startup curitibana emprega até quem já estava aposentada

Não estava nos planos dela, mas uma reviravolta na sua vida pessoal fez Katia Pessanha (foto) repensar o seu momento. Aos 61 anos de idade e aposentada desde 2014, decidiu ir em busca de uma nova história. E deu match. Lá estava a CombuData à procura de alguém como ela. Apaixonada por pessoas, Katia é hoje a responsável pelo departamento Gente, Cultura e Performance da startup que surgiu para reinventar o mercado de combustíveis, mas que se reinventa a todo o momento.

Entre jovens e não tão jovens, 50% da sua equipe foi recrutada de diversos locais do país, de Manaus a Santa Maria-RS, com alguns ainda trabalhando de suas cidades. Esse é o desafio que Katia enfrenta com alegria todos os dias.

Contratada em maio, em pleno pico da pandemia, Katia experimentou um processo de contratação 100% online, da entrevista à assinatura do contrato. Mas, o que veio depois não foi tão novo para ela, que já estava acostumada com o trabalho remoto. A experiente profissional tem um currículo admirável, acumulando cargos de alto nível executados em diferentes partes do mundo. Mesmo assim, “trabalhar com um time novo, que ainda não se conhece pessoalmente, é um desafio extra”, admite.

A CombuData tem hoje 21 pessoas que acreditam no potencial de uma empresa que surgiu de uma ideia visionária dos engenheiros Daniel Colella e Vinicus Donin (foto). Eles propuseram uma solução para uma gestão automatizada da compra de combustíveis, propiciando economia para vários tipos de empresas, especialmente aquelas de frota.

A plataforma foi bem aceita e já temos muitos motivos para comemorar. A CombuData já é um case de sucesso. Porém, nós sabemos que o crescimento de uma empresa depende diretamente de pessoas competentes, comprometidas e felizes. Não é só saber o que faz, mas gostar do que faz”, disse Colella, CEO da startup.

E então veio a contratação de Katia Pessanha, dois meses após a abertura oficial da empresa. Bem sucedida e bem vivida, a também escritora de três livros publicados busca inspiração diária numa equipe multicultural e bastante jovem que enfrenta os medos da instabilidade de uma era não prevista com resiliência e vivacidade. Sua principal preocupação é com a saúde mental de todos os colaboradores e, por isso, tem liderado iniciativas para conectar as pessoas de um modo diferente.

A primeira coisa que a gente fez foi um happy hour virtual para que os curitibanos contassem para os não-curitibanos como é morar em Curitiba”, conta entusiasmada. Vinda de São Paulo e cidadã do mundo, Katia se mudou no início do ano para a cidade para ficar próxima da filha.

Apesar da familiaridade com alguns aspectos da vida curitibana, ainda se adapta a outros e daí surgiu essa ideia. Hábitos, expressões e dicas culinárias foram compartilhados com aqueles que por ora trabalham das suas casas em todos os cantos do Brasil, mas que são esperados em breve na casa da CombuData. As reuniões mais frequentes, atividades de bem estar e integração têm aprofundado as relações entre os colegas.

Relacionamento à distância

Para Katia Pessanha, apesar dos esforços, uma equipe que não se conhece pessoalmente pode enfrentar alguns desajustes. “As barreiras culturais e os próprios problemas inerentes ao cenário empresarial podem causar alguns conflitos por falhas de comunicação.”, sugere.

Essa distância permite que se conheça o aspecto profissional uns dos outros, mas a confiança se estabelece também pela vivência pessoal”, pontua.

Estreitar a relação dos funcionários, promover momentos de confraternização e incentivar o cuidado com o próximo são premissas que Katia institui ao departamento Gente, Cultura e Performance, que tem a missão de promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, com planos de carreira e feedbacks contínuos.

Além de ter a oportunidade de aplicar sua experiência profissional, Katia vem utilizando das últimas tecnologias para fazer prospecção de novos talentos e aplicar sua metodologia. “Eu não tinha dúvidas de que a contratação da Katia faria toda a diferença aqui”, declara Colella. “A experiência dela é inquestionável, mas, sobretudo, é a sua sensibilidade somada à sua positividade que nos dá essa segurança de ter alguém que cuida da gente, que olhe cada um de nós de uma forma diferente”, completa.

Estatísticas

A contratação de Katia em maio para integrar a equipe da startup CombuData aconteceu num dos meses em que a taxa de desemprego do país cresceu assustadoramente devido à crise da Covid-19, deixando mais de 10 milhões de pessoas sem emprego naquele mês, sendo mais de 560 mil só no Paraná. No período de maio a setembro, mais de 33% dos trabalhadores formais perderam as suas colocações de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Além da especialista em RH, outras três pessoas foram contratadas no mesmo mês e a empresa desde então vem contratando novos talentos continuamente. Neste momento, a Combudata conta com vagas abertas em diversos setores.

Nascer na pandemia já foi um mega desafio, mas crescer na pandemia é algo que exige mais do que estratégias. Exige determinação”, declara o CEO da CombuData, Daniel Colella. Ele lamenta os desempregos ocorridos nos últimos meses, mas diz que apesar das incertezas que o mundo passa, na CombuData as perspectivas são as melhores. “Estamos contratando ainda para este ano e seguimos confiantes de que muitos outros profissionais farão parte da nossa equipe muito em breve”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *