Paraná tem boas oportunidades para projetos de crédito de carbono

Com uma economia baseada no agronegócio e na indústria, principalmente a automobilística, o Paraná tem grande potencial para o desenvolvimento de projetos de MDL. Entre os principais segmentos que podem ser beneficiados está o de combustíveis fósseis por biomassa renovável, como o bagaço da cana, o etanol, o biodiesel, além dos resíduos florestais e agícolas.

Também são encontradas oportunidades de obtenção de créditos de carbono na geração de eletricidade a partir de fontes renováveis (PCHs, biomassa e eólicas), na redução do consumo de eletricidade, nos aterros sanitários, na incineração de gases residuais nos processos industriais, nos reflorestamentos e nos resíduos da suinocultura, entre outros.

Alguns bons exemplos de projetos de créditos de carbono são os que vêm sendo implantados em fazendas com uso de biodigestores e bioenergia. Produtores como a Sadia estão utilizando esterco suíno para produzir energia. Se não é processado, esse resíduo produz gás metano, que é 21 vezes mais poluente do que o dióxido de carbono. Nesse caso, com a implantação o projeto de crédito de carbono, o que era um problema passa a ser uma solução, uma nova fonte de renda. 

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *