Indústria do Paraná já fatura menos

Antes mesmo de serem sentidos os reflexos da crise financeira mundial, as vendas da indústria do Paraná já começam a apresentar sinais de desaquecimento. Em agosto as indústrias paranaenses faturaram 8,13% a menos em relação a julho, de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (14) pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A queda está sendo atribuída a dois fatores pontuais. O primeiro deles é que o mês de julho teve 23 dias úteis para a indústria e agosto, apenas 21 dias úteis. O segundo fator é a paralisação para manutenção da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária.

No ano, o faturamento do setor industrial paranaense ainda apresenta alta expressiva. Até agosto, as vendas aumentaram 11,95% na comparação com o mesmo peíodo de 2007. Contudo, a Fiep avalia que este resultado não se sustentará até o final de 2008. Pelas projeções iniciais, as vendas industriais no estado deveriam fechar o ano com crescimento de 10% sobre 2007, mas agora as estimativas são de um aumento de 6%.

Segundo o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, ainda não sofremos os reflexos da crise, mas este é um fator inescapável. Resta saber em quanto tempo e com que intensidade ele se refletirá no nosso desempenho.  afirma Rocha Loures. Na avaliação do coordenador do Departamento Econômico da Fiep, Mauílio Schmitt, a crise pode não ter o mesmo impacto da de setembro de 2001, pois hoje a economia está muito mais aquecida e a resposta global foi mais imediata.

Acompanhe as maiores quedas verificadas pelo setor industrial paranaense em agosto:

Setores da indústria

Variação em agosto
Edição e impressão -30,16%
Material Eletrônico e de Comunicações -16,99%
Produtos Têxteis -16,81%
Alimentos e Bebidas -10,30%
Veículos Automotores -5,89%
Refino de Petróleo e produção de álcool -8,29%

Os êneros que apresentaram maior expansão foram máquinas, aparelhos e materiais elétricos (+8,86%), Couros e calçados (+7,99%) e móveis e indústrias diversas (+1,17%).

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *