Empresa paranaense aposta em óleos essenciais para alimentação animal

Os óleos essenciais feitos a partir de orégano, tomilho, pimenta e canela, que já têm sido muito usados na Europa por criadores de bovinos, suínos e aves, começam a ser mais difundidos no Brasil.

A Nuvital, fabricante paranaense de premixes, aditivos e ração animal, está em conversações avançadas com a Soda Feed Ingredients, sediada em Mônaco, e será a primeira empresa nacional a comercializar um melhorador de desempenho feito á  base desses óleos. Apesar de existirem duas empresas estrangeiras que já atuam no Brasil com produtos semelhantes, a Nuvital acredita em um diferencial competitivo: o novo melhorador de desempenho será microencapsulado, isto é, envolto em uma fina membrana protetora, o que melhora o aproveitamento dos nutrientes. O aditivo também substitui os antibióticos convencionais usados na agropecuária para promover a saúde intestinal e o crescimento do animal, mas sem o risco de criar resistência á s aplicações. “Trata-se de uma alternativa natural a esses medicamentos, que foram até banidos do país, em alguns casos”, explica o diretor-superintendente da Nuvital, Luciano Andriguetto.

Segundo ele, os agropecuaristas que fizerem uso desse produto já terão a produção dentro dos padrões europeus para a exportação. De acordo com a empresa paranaense, o diferencial tecnológico do microencapsulamento é fundamental na aplicação deste tipo de produto e, por enquanto, a Soda é a única empresa no mundo que oferece tal tecnologia. Inicialmente, a Nuvital vai direcionar o produto somente para aves e suínos. A disponibilização no mercado acontecerá ainda no início deste ano.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *