Fiep mobiliza empresários em fóruns regionais
Com o objetivo de mobilizar a classe empresarial paranaense e fortalecê-la para superar as barreiras impostas pelo atual cenário econômico, a Fiep promove, a partir desta segunda-feira (9), o Fórum Regional 2009 – Reflexões Sobre a Economia na Vida das Empresas, para debater como as conseqá¼ências da crise estão afetando a realidade das indústrias paranaenses.
O Fórum Regional vai oferecer á s indústrias paranaenses informações e diagnóstico qualificado sobre o atual momento econômico, promovendo reflexões sobre seus impactos na economia mundial, brasileira e paranaense e suas reverberações na realidade local dos negócios.
O evento reunirá especialistas nacionais e locais para debater com empresários, representantes de sindicatos empresariais, associações empresariais e comitês temáticos do Paraná, as perspectivas e ações possíveis para reduzir as conseqá¼ências nefastas da crise nos negócios e ajudar o País a retomar o caminho do crescimento econômico.
O Fórum de 2009 terá a orientação do economista Carlos Américo Pacheco, professor da Unicamp e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sistema Fiep, e será realizado em cinco cidades paranaenses: Ponta Grossa (9), Londrina (10), Maringá (11), Curitiba (12) e Cascavel (17).
Em cada uma das cidades, haverá especialistas regionais que traçarão um panorama da realidade econômica local. O Fórum também ouvirá os empresários paranaenses sobre propostas de natureza coletiva que possam melhorar o ambiente para enfrentamento do cenário.
De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, a grande tarefa é evitar uma longa recessão. Isso dependerá do desenvolvimento da nossa capacidade de articular, alinhar e mobilizar o enorme acervo de competências que se encontra disperso e subutilizado.