Nível de empreendedorismo no Brasil cresce 76%

Hoje eu escrevo de São Paulo ,onde logo mais, o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, e o presidente do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, o paranaense Carlos Artur Krá¼ger Passos, estarão divulgando em entrevista coletiva á  imprensa nacional, a nona edição da Pesquisa Global sobre Empreendedorismo. Este estudo avalia a atividade empreendedora em 43 países e, na edição de 2009, são destacados três temas. O primeiro deles é o empreendedorismo entre os jovens. O segundo é a temática da inovação e o terceiro tema é o intra-empreendedorismo.

O projeto GEM, como é conhecido no mundo, pesquisa o empreendedorismo sob suas diversas formas, visando influenciar e orientar formuladores de políticas e programas voltados para o desenvolvimento econômico e social do país. Para esta pesquisa, foram entrevistadas duas mil pessoas no Brasil e perto de 125 mil pessoas no mundo. No ano passado, por exemplo, a pesquisa apontou que o Brasil é o nono país do mundo com o maior número de pessoas que abrem novos negócios.

A pesquisa que será divulgada daqui a pouco mostra que o nível de empreendedorismo no Brasil cresceu 76% em 2008 em relação aos anos. Entre os 43 países pesquisados, o Brasil tem se mostrado cada vez mais empreendedor. Um dado interessante da pesquisa é que ao contrário do que acontecia até 2007, os brasileiros não mais estão abrindo novos negócios por necessidade, mas sim por oportunidade. Os investimentos para a abertura de novos negócios dobraram e passaram para uma média de R$ 30 mil.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *