You are here
Home > Sem categoria > Orgá¢nica discute inserção de produtores no mercado internacional

Orgá¢nica discute inserção de produtores no mercado internacional

A Orgá¢nica 2009 – Feira do Complexo Agroindustrial Orgá¢nico e Biotecnologias e o Fórum Internacional da Agroindústria Orgá¢nica está integrando a Mercosuper pelo segundo ano consecutivo. O objetivo do evento, que acontece de domingo (19) até terça-feira (21), no Expotrade, em Pinhais, é discutir o processo de consolidação da cadeia produtiva de orgá¢nicos no Brasil.

A partir da liderança paranaense na produção orgá¢nica no País, o Estado passa a sediar a 2ª edição do evento e assume posição de referência no mercado nacional. Segundo o presidente da Orgá¢nica, Lutero Couto, o país deve assumir vocação como plataforma integradora de conhecimento e formulação de estratégias sustentáveis para a ocupação do espaço nos mercados nacional e internacional, inserindo o agronegócio brasileiro no cenário mundial.

O comércio internacional de produtos orgá¢nicos movimentou cerca de US$ 41,5 bilhões em 2008, enquanto o Brasil participa apenas com 0,4% desse montante. Mesmo assim, segundo Couto, o país é reconhecido como fornecedor em condições de atender á s exiências dos consumidores. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil movimentou US$ 12,3 milhões em exportações com produtos orgá¢nicos em 2008, crescimento de 3,7% em relação ao peíodo anterior quando o montante chegou a US$ 11,9 milhões.

Já o projeto Organics Brasil, que reúne 60 produtores orgá¢nicos exportou um volume de US$ 58 milhões. As frutas e os insumos têm sido os itens de maior demanda nas feiras internacionais. Os industrializados, como roupas de algodão orgá¢nico, cosméticos e alimentos (banana passa ou barra de cereais) com ingredientes da Amazônia, têm tido procura crescente. Entre os principais itens exportados, destacam-se soja (44,4%), açúcar (16%) e café (3,7%). Produtos como manga (3,8%), cacau em pó (1,2%), tapioca (0,54%) e fécula de mandioca (0,38%) são também mercadorias que atraem o consumidor estrangeiro.

Deixe uma resposta

Top