Competir exige inteliência

Estar em constante estado de vigília e ter pessoas, processos e tecnologias eficazes para lidar com informações são fundamentais para se praticar a Inteliência Competitiva, processo informacional proativo que conduz á  melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou tática. Dominar o mercado em que se atua, por meio do monitoramento constante de informações de mercado, como por exemplo, sobre tecnologia, sobre clientes e concorrentes, e também relativas á s tendências externas, políticas e socioeconômicas, é o que as grandes empresas e executivos buscam para conquistar resultados para suas organizações. Executar tais tarefas é, por isso, praticar Inteliência Competitiva, que se caracteriza fundamentalmente pelo fechamento do processo em torno de uma decisão e uma ação decorrente.

O curso Inteliência Competitiva, promovido pela Universidade Positivo e ministrado pelo executivo Sandro Gomes, chega a Curitiba pela primeira vez e pretende abordar como as empresas podem adquirir vantagens competitivas ao explorar suas ferramentas de mercado da melhor maneira e ainda de que forma utilizar a informação como chave para o sucesso. De acordo com Gomes, o mercado necessita de uma abordagem profissional sobre o assunto e também da melhoria da qualidade das informações produzidas para a tomada de decisões de negócios. Os conceitos da Inteliência Competitiva oferecem contribuições assertivas á s organizações por meio de processos estruturados de monitoramento de mercado, que exigem visão de negócio e disciplina de execução”, afirma.

Com a obtenção de informações precisas sobre o mercado e a concorrência, por exemplo, uma empresa protege o seu negócio ao reduzir o risco de agir precipitadamente, já que estudou” a fundo as necessidades da empresa. Para a prática da Inteliência Competitiva é necessário coletar e buscar, de forma ética e legal, todas as informações formais e informais sobre o mercado atuante e, assim, traçar a melhor estratégica. በmonitorar continuamente seus concorrentes e seu mercado para conseguir melhorar a posição. O acompanhamento do mercado e a análise das informações levam a uma decisão mais segura por parte da empresa”, afirma Gomes.

As aulas, que acontecem nos dias 3, 4 e 6 de julho, são destinadas a profissionais de negócios envolvidos com processos decisórios e de produção de informações de mercado, pessoas de planejamento estratégico, de marketing e comercial, profissionais de vendas, profissionais de tecnologia da informação envolvidos com práticas de business intelligence, pesquisa de mercado, além de acadêmicos da área de negócios.

Soma

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