Com a cobrança diferenciada consumidor leva a pior
Na batalha que vem sendo travada entre os lojistas e as empresas de cartões de crédito, no final, quem acabará pagando a conta é o consumidor. Com a aprovação pelo Senado do Projeto de Lei de Conversão, que prevê a possibilidade do varejo cobrar preços diferenciados, de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo cliente, o lojista vai poder cobrar diretamente do cliente o custo das taxas referentes ao pagamento com cartões.
Por exemplo, quem pagar á vista e em dinheiro, poderá ser beneficiado, com desconto de cerca de 5%, que é a porcentagem média relativa á taxa da operadora mais o aluguel da máquina que faz a transação. Porém, os que preferem usar o cartão de crédito podem ter um aumento na mesma proporção, no valor do produto, o que é um absurdo.
Eu consultei alguns lojistas e eles me informaram que hoje entre 80% e 90% dos consumidores usam o cartão de débito ou de crédito como forma de pagamento. Quem arca com este custo é a loja, que diminui a sua margem de lucro. Entretanto, os lojistas têm consciência que se não oferecerem a opção do cartão terão mais dificuldades para vender. Â
Já para a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços a regra de não haver preços diferenciados para qualquer tipo de pagamento é importante para a expansão do cartão de crédito. Porém, através de uma nota oficial a entidade informa que o preço diferenciado é uma prática combatida pelos órgãos de defesa do consumidor e que o assunto deve ser amplamente discutido e negociado com as entidades que defendem os consumidores. Agora o que não se pode permitir é que os consumidores sejam prejudicados nesta discussão que envolve lojistas e empresas de cartões de cartões.