Sistema de permutas permite economia de 15% no orçamento anual

A crise econômica mundial tornou a oferta de crédito mais seletiva. Para fugir desse problema, as empresas estão buscando soluções que preservem o fluxo de caixa. Um dos caminhos encontrados é o sistema de permutas, que pode fazer a empresa economizar até 15% do seu orçamento anual.

A Permute, empresa com cinco anos no mercado, projeta um crescimento expressivo para 2009 impulsionado pela escassez do crédito. Segundo Nádia Nunes, diretora da Permute, a empresa planeja uma expansão de 30% no volume de negócios: O melhor do sistema é que ele mantém livre o fluxo de caixa das companhias. Assim, as corporações com capacidade ociosa conseguem economizar, diminuindo os custos variáveis”, afirma Nádia.

Um exemplo é a HSM, empresa de educação e eventos corporativos parceira da Permute, que, com o sistema, conseguiu poupar R$ 3,3 milhões em 2008, uma economia de 10% em relação a 2007. As permutas são muito conhecidas em alguns países. Um exemplo é a Argentina, que durante a crise econômica da década de 1990 investiu no desenvolvimento desse mercado. Atualmente, existem dezenas de empresas gerenciadoras de permutas no país vizinho. Outro exemplo são os Estados Unidos, maior mercado de trocas do mundo. Por ano, mais de 350 milhões de negócios são realizados.

Diversos empresários estão aderindo ao sistema de permutas multilaterais de produtos e serviços por perceberem as vantagens da operação. Atualmente, a Permute tem cerca de 600 empresas afiliadas ao sistema e 28 milhões de unidades de permuta (UPs) – créditos recebidos em troca de serviços e produtos -, equivalentes a R$ 28 milhões movimentados. Além de proporcionar economia, a troca possibilita também a ampliação de suas redes de relacionamento, gerando novas oportunidades de negócios.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *