Encontro discute panorama da negociação eletrônica por algoritmos

A Thomson Reuters, companhia líder mundial no fornecimento de informação inteligente para negócios e profissionais, em parceria com a Progress Software Corporation, líder no fornecimento de tecnologia para o desenvolvimento, implantação, integração e gerenciamento de aplicações de negócios e desenvolvedora da plataforma Apama Algorithmic Trading, realizou um encontro com os principais clientes e especialistas internacionais, para discutir tendências, desafios e benefícios da negociação eletrônica por algoritmos no mercado brasileiro.

Os executivos Emmanuel Doe, Global Business Manager, Tick History Archive, e Richard Brown, Global Business Manager, Machine Readable News da Thomson Reuters e Mark Spiteri, Senior Director & Head of Software Development da Progress Apama, apresentaram suas experiências no mercado europeu e americano, além das principais perspectivas para o mercado de transações ultra-rápidas no Brasil.

A negociação por algoritmos, ou negociação de alta freqá¼ência, oferece liquidez adicional para as empresas e torna os mercados mais eficientes. A execução de algoritmos reduz os custos dos corretores e investidores ao realizar, através das máquinas, tarefas simples e a níveis de escala nunca atingidos por operadores humanos. O principal desafio da transação eletrônica é traçar estratégias inteligentes de negociação.

De acordo com Emmanuel Boe, Global Business Manager da empresa, nos Estados Unidos e Europa, 70% do mercado é negociado eletronicamente. O Brasil possui um mercado financeiro diná¢mico e concentrado e, em breve, terá o segmento de negociação eletrônica estabelecido no país. A Thomson Reuters tem feito investimentos significativos no Brasil e continuará a fazê-los, revela.
 
Para o executivo, há uma grande oportunidade de crescimento do algo trading no mercado de ações e mercado futuro, porém são necessários investimentos em tecnologia e uma mudança no quadro regulatório do país. As regras terão que evoluir para serem semelhantes a outros mercados eletrônicos onde a negociação por algoritmo pode ser altamente eficiente, sem obstáculos legais ou altos custos de transação”, justifica.

A Thomson Reuters oferece um conjunto de soluções para traders quantitativos que inclui uma variedade de ofertas de conteúdos exclusivos e originais, tais como os dados do NewsScope Sentiment, integrados a instrumentos negociados em bolsa em tempo real e análise de dados históricos. Segundo Richard Brown, o custo de aquisição de conteúdo cítico para a produção de alpha é alto, assim como a manutenção de um banco de dados redundante. Nós agregamos esses conteúdos em nossos feeds de forma integrada, para que nossos clientes os utilizem nas negociações de mercado.

O especialista informa que o mercado está buscando conteúdo exclusivo através de tecnologias inovadoras que proporcionam uma análise das notícias, contribuindo para a identificação de novas oportunidades de negociação eletrônica. Para ele, o mercado brasileiro é especialmente oportuno para avançar nesta nova tecnologia que incorpora as notícias como um fator competitivo capaz de fornecer um alpha mais estratégico.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *