Loja virtual, um mercado em crescimento e com negócios versáteis
O comércio eletrônico vem crescendo a cada ano e tem despertado o interesse de novos empreendedores. Só no primeiro semestre do ano, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 4,8 bilhões, ou seja, 27% acima do que o registrado no mesmo peíodo do ano passado. O gasto médio do consumidor brasileiro em compras online é de R$ 323.
A criação de uma loja virtual é um processo relativamente simples e pode ser realizado pelo próprio empresário, desde, é claro, que possua conhecimentos de informática. A vantagem de uma loja virtual é que os clientes acessam o site de qualquer lugar, escolhem os produtos para aquisição, pagam através do sistema de pagamento que a loja oferecer e recebem estes produtos no local designado no ato da compra.
Para quem está interessado em montar uma loja virtual, é bom saber que empresas especializadas oferecem roteiros em seus sites que permitem a implantação e utilização dos softwares, com baixo nível de complexidade. No entanto, o mais recomendado é que o empresário contrate técnicos que assumam o encargo de preparar todo o processo e colocar a página no ar, munida de todos os recursos necessários.
Deve-se tomar o máximo de cuidado para que o serviço de hospedagem da loja virtual tenha alta disponibilidade e segurança, para que o sistema permaneça estável e dificultando os ataques ao portal. Na maioria dos casos, em se tratando de lojas virtuais de pequeno e médio porte, esses serviços são terceirizados, ficando a cargo do provedor de acesso contratado.
Quanto á s mercadorias para uma loja virtual, elas são as mais variadas possíveis. Os negócios virtuais são versáteis e permitem ajustes e adaptações com grande velocidade. Outro detalhe: o mercado é bastante concorrido. Em todo o Brasil, já existem mais de 60 mil lojas online em operação, mas sempre existirá mercado para mercadorias de qualidade e com preços competitivos.