Receita Federal pretende abrir mais 700 vagas

Na última semana foi publicado edital para o preenchimento de 450 vagas de auditor fiscal da Receita Federal. No entanto, já há um segundo concurso aprovado, que prevê mais 700 vagas de analista tributário (nível superior), com salário inicial de R$ 7.624,56 e previsão de publicação do edital no próximo mês. Para o especialista em preparação para concursos e juiz do Trabalho, Rogerio Neiva Pinheiro, os estudos para o concurso de analista devem começar agora, antes até da publicação deste segundo edital. Para quem ainda não iniciou a preparação, almejar a vaga de auditor é uma tarefa difícil, já que a prova acontece no dia 5 de dezembro, sendo necessário, ao menos em torno de 500 horas de estudos”, comenta Neiva. Porém, como a prova de analista deve acontecer apenas no início de 2010, é possível estar pronto para o segundo concurso. N esta segunda oportunidade, o candidato talvez ainda possa aproveitar os recessos e feriados de final de ano para avançar nos estudos”.
 
Sobre o conteúdo do segundo exame, Neiva afirma que ainda não há uma certeza sobre os conteúdos que serão cobrados. No entanto, pelo caráter mais generalista do programa de Auditor, talvez o programa de Analista tenha um perfil mais específico da atividade da administração tributária. Assim, arriscaria afirmar que a tendência seria não exigir matérias como direito Comercial, Civil, Auditoria, Previdenciário e Comércio Internacional, bem como promover uma valorização comparativamente maior do direito Tributário, Administrativo  e contabilidade”. Porém, iniciar a preparação para a vaga de analista tributário não impede o candidato de participar da seleção para auditor como uma espécie de simulado.
 
Segundo a proposta metodológica apresentada por Rogerio Neiva, que consiste num planejamento da preparação, o candidato deve definir as matérias e conteúdos a serem estudados, as fontes de estudo que serão adotadas e levantar as horas da semana destinadas aos estudos, de modo a estruturar a grade de horários e matérias. O especialista em concursos propõe ainda que o candidato avalie a viabilidade de conclusão do programa até a data da prova, considerando a quantidade de horas que irá investir semanalmente e o tempo demandado para execução do plano de estudos. O candidato precisa saber se há condições de executar e concluir o planejamento da preparação estabelecido”.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *