You are here
Home > Sem categoria > Consumidor do Sul é o mais otimista do país

Consumidor do Sul é o mais otimista do país

O ándice Nacional de Confiança calculado pela Associação Comercial de São Paulo de dezembro atingiu 146 pontos na média de todas as regiões, contra 138 em novembro e  145 pontos em dezembro de 2008. A região Sul passou a ser a mais otimista com 166 pontos, seguidas pela Norte e Centro-Oeste com 159, a Sudeste com 148 e a região Nordeste com 123 pontos -  a menos otimista -  apesar de um ganho de  14 pontos em relação a  novembro de 2009. A classe C continua a mais otimista com 156 pontos. Seguida pela A/B com 142, e D/E com 136 pontos.

Em relação ao emprego, no mês de dezembro, 39% dos entrevistados afirmaram estar mais confiantes, contra 31% menos confiantes. Além disso, os entrevistados conhecem em média quatro pessoas que perderam o emprego, contra 3,9 no mês anterior, o que ainda poderia ser interpretado como uma ligeira percepção por parte do consumidor de alta no desemprego. Por outro lado, as chances de perder o emprego nos próximos seis meses são muito pequenas para 39% das pessoas. Contra apenas 20% dos entrevistados que acham que as chances são maiores. Esse placar mostra que a maioria dos consumidores sente maior segurança no emprego em 2010.

Em função da segurança no emprego, o número de pessoas que se sentem favoráveis para a compra de eletrodomésticos é de 44%, contra 31% que estão menos seguros.

Quanto á  confiança do consumidor no futuro da economia da sua região em dezembro50% acham que vai ficar mais forte, nos próximos seis meses, contra apenas 11% que vai ficar mais fraca. Enquanto isso o consumidor acredita que a sua situação financeira pessoal tende a melhorar nos próximos seis meses subindo três pontos, para 63%  dos entrevistados, enquanto apenas 8%  permanecem achando que pode ficar pior.

Em síntese, a confiança do consumidor, pela primeira vez no ano, supera a do mesmo mês em relação ao ano anterior, mostrando que ela está totalmente recuperada. Com isso a maioria dos consumidores se sentem mais a vontade para comprar eletrodomésticos no final deste ano e também em 2010.

Deixe um comentário

Top