Lactec inaugura laboratório que avalia emissão de poluentes por motos
Â
 O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) inaugurou nesta segunda-feira (7), em Curitiba, o Laboratório de Ensaios de Emissões em Ciclomotores, onde será avaliada a emissão de poluentes por motocicletas. A nova unidade vai controlar a qualidade dos motores, que deverão se adequar á s determinações da nova lei federal sobre redução de poluentes, além de possibilitar o desenvolvimento de novos combustíveis. Este é o primeiro laboratório do País a realizar estudos independentes sobre poluição por motocicletas – há outros quatro, sendo três em Manaus (AM) e um em Campinas (SP), mas de fabricantes de motores.
 O laboratório tem capacidade para realizar 20 ensaios por dia, de 20 gases diferentes, como monóxido e dióxido de carbono. O projeto foi financiado pela Petrobras, com investimentos de R$ 4,62 milhões. A Petrobras investe muito nas chamadas ‘Redes Temáticas’, que são parcerias com universidades e centros de pesquisas para alavancar o desenvolvimento da indústria e da tecnologiaâ€, disse o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa. Segundo ele, esta é a primeira fase do projeto com o Lactec. Haverá outra, que vai testar motores a diesel.
 A Petrobrás tem atuado na qualidade dos derivados, e a indústria automobilística, na fabricação de motores e tecnologia avançada, como os motores a diesel. Não adianta termos combustíveis de excelente qualidade, mas motores com tecnologia defasada porque apenas o combustível não é suficiente para a redução das emissões. በpreciso casar os doisâ€, argumenta Costa.
O laboratório pretende, justamente, dar suporte á s empresas no desenvolvimento de motores e auxilia-las a adequarem os atuais á nova legislação. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) publicou a resolução n.º 297, de 26 de fevereiro de 2002, estabelecendo limites para emissões de gases poluentes por motociclos e veículos similares. Os novos modelos devem ser adotados a partir deste ano. Em 2007, por exemplo, uma moto poluía sete vezes mais que um automóvel, além de os limites de emissão serem diferentes. Estes limites estão mudandoâ€, comentou o pesquisador e coordenador da implantação do laboratório, Renato Penteado.
Segundo Penteado, a principal mudança imposta pela lei diz que as motocicletas devem usar catalisadores, como os já adotados em automóveis. O gás passa por estes catalisadores, que reduzem a poluição em até 15 vezesâ€, disse o pesquisador. Dessa forma, os motores brasileiros também poderão atender á s exiências internacionais, fomentando a exportação com União Européia e Estados Unidos, por exemplo, onde a legislação é mais ígida.
በexpressiva a evolução da venda de motos no Brasil, como pode ser observado em dados extraídos da Abraciclo. Um crescimento sustentado da ordem de 13% ao ano, desde 2000, quando foram produzidos 4,03 milhões de veículos, e hoje chega a 13,7 milhões. O número de fabricantes de motocicletas no país também está em crescimento, sendo que há 11 fabricantes em atuação no país e outros 10 estão com projetos aprovados.
 O Lactec conta também com um laboratório para avaliação de emissão de poluentes de carros. O laboratório, independente, atende principalmente os veículos produzidos pelas montadoras da Região Metropolitana de Curitiba.








