Comércio e concessão de crédito favorecem aumento de cheques devolvidos em novembro
De acordo com dados da Equifax, líder mundial em informação e inteliência para decisão e gestão empresarial, no mês de novembro foram registrados 2.061.079 cheques devolvidos, o que significa um aumento de 4,29% frente a outubro de 2009. Se comparado a novembro de 2008, o número é 9,63% menor. Na comparação por dias úteis, os resultados de novembro de 2009 foram 9,50% superiores aos do mês anterior e 9,63% inferiores á queles registrados em novembro de 2008.
Este aumento de cheques devolvidos em novembro é resultado de um movimento maior do comércio e também do crescimento na concessão de crédito aos clientes. De acordo com a Equifax a expansão do crédito é comum ocorrer um pequeno aumento no volume de cheques devolvidos. Em comparação ao mesmo peíodo do ano passado nota-se que houve queda na inadimplência, pois a situação financeira dos agentes econômicos estava fortemente impactada pelos efeitos da crise financeira internacional.
Para os meses de dezembro e janeiro a injeção dos recursos do 13º salário e do adicional de férias de fim de ano deve contribuir para amenizar o aumento da inadimplência verificada em novembro. No gráfico seguinte, verificamos que o aumento do volume de cheques devolvidos em novembro não foi suficiente para reverter o comportamento da curva de tendência, que continua declinante.
Sobre o volume de títulos protestados os dados mostram que em novembro houve um aumento de 17,68% em relação a outubro e uma redução de 1,96% em relação a novembro de 2008.
No que diz respeito aos protestos, foram registrados 758.638 em novembro, contra 644.673 registrados em outubro e 773.818 em novembro do ano passado. O gráfico abaixo apresenta o comportamento do volume de títulos protestados desde o início de 2005. Nota-se que se nos próximos meses o volume de protestos continuar em evolução, haverá uma mudança na linha de tendência, situação que eliminaria os efeitos positivos alcançados nos últimos meses.