Pet Shop, um bom mercado para ser explorado, mas também muito concorrido
As lojas de animais, ou as chamadas pet shopâ€, têm ganhado um espaço muito grande junto á sociedade, já que a criação de animais domésticos, em especial, os cáes e gatos vem crescendo, não importando a condição sócio-cultural. O crescimento deste mercado tem exigido dos empreendedores uma nova filosofia no que tange a prestação de serviços e também nos produtos que comercializam visando atender a demanda dos proprietários de animais de estimação, já que eles não são vistos pelos seus proprietários como simples animaisâ€, mais sim como seres que requerem atendimento diferenciado em padrões sofisticado.
Segundo dados da Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa Destinados ao uso Animal, a Assofauna, 63% das famílias brasileiras, das classe A e B possuem animais de estimação e têm um relacionamento de família†com os bichinhos. Na classe C este número aumenta para 64%.
O mercado de pet shop tem crescido em média 17% ao ano no Brasil e, em todo o mundo, este segmento movimenta anualmente nada menos do que 1 bilhão e meio de dólares. O Brasil possui atualmente a terceira maior população de cáes do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China. Diante destes números percebe-se que existe um mercado bem expressivo a ser conquistado. Os primeiros passos a serem dados pelo empresário que quer montar um pet shop é gostar muito de animais e ter prazer em lidar com pessoas, já que é importantíssimo lembrar que os serviços e produtos são oferecidos para os animais, mas quem paga a conta são os donos dos bichinhos, que buscam serviços e produtos de alta qualidade.
O investimento para abrir um pet shop dependerá do porte e estrutura da empresa, podendo variar de R$ 50 mil até a R$ 500 mil, isto porque quando o segmento for apenas comercialização de produtos o valor do investimento é menor.Â
Em todo o Paraná existem 453 pet shop, sendo que somente em Curitiba são 215.