Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Juídica tem novas exiências

As empresas optantes pelo Lucro Presumido e pelo Lucro Real devem entregar a DIPJ 2010 até 30 de junho. A Receita Federal mudou alguns procedimentos e novas exiências foram incluídas, alerta o diretor do Grupo Candinho Assessoria Contábil, Glauco Pinheiro da Cruz. በpreciso ter atenção e cuidado na hora do preenchimento da declaração com as novas fichas criadas. Glauco cita a Ficha 50, de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), que deve ser preenchida por Pessoas Juídicas autorizadas a operar nesses locais. As Zonas de Processamento de Exportação são voltadas á  produção de bens a serem comercializados no exterior, conforme estabelecido em legislação específica.
 
Além desta, foram criadas mais outras cinco fichas: a 51, para empresas que tenham sede em cidades consideradas Zona de Livre Comércio ou que estejam relacionadas á  isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados; a 52 e a 53, para empresas que tenham recebido ou pago valores no exterior ou para pessoas físicas ou juídicas não-residentes; e a 64 e a 65, para companhias que participam de consórcios.
 
Outro alerta importante: os dados declarados na DIPJ devem ser os mesmos informados na FCont, que é a escrituração das contas patrimoniais e de resultado referentes á  adequação das normas brasileiras ao International Financial Reporting Standards (IRFS) e que também são apresentadas na DIPJ, explica Pinheiro da Cruz.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *