Empresa paranaense promove intercá¢mbio no Chile

A LP Brasil, líder mundial na fabricação de painéis OSB, com sede em Ponta Grossa (PR), lançou o projeto CES, uma realidade no Chile”. A iniciativa pretende apresentar a empresários brasileiros a tecnologia empregada na Construção Energitérmica Sustentável (CES), conhecida também como Sistema Framing. A principal caracteística desse sistema é o uso de uma estrutura de perfis leves de aço (Steel Frame) ou de madeira (Wood Frame), contraventadas com placas estruturais LP OSB Home (foto), que unidos funcionam em conjunto, dando rigidez, forma e sustentação á  edificação. Os painéis permitem a aplicação de qualquer tipo de acabamento.

Diretores, engenheiros e arquitetos das empresas Cohapar, Embafort, Artcons Steel Frame, Ecasa e Alphaville já conheceram de perto a implantação da tecnologia CES naquele país. Segundo os participantes, a viagem foi de grande importá¢ncia para mostrar a versatilidade e vantagens do sistema construtivo. As empresas convidadas atuam nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. A próxima viagem deve acontecer no início de agosto e a paranaense águia Sistemas já confirmou presença.

Acompanhado de profissionais da LP Brasil, os grupos visitaram obras de grande porte com condomínios de sete mil casas. Eles conheceram ainda a siderurgia CAP e suas subsidiárias Cintac e Metalcon, onde estão sendo produzidas 50 mil moradias emergenciais no sistema CES para atender os desabrigados pelo terremoto que assolou parte do país no início do ano. Para as empresas que viram de perto as obras, foi possível ter a dimensão do potencial do sistema construtivo em atender em tempo recorde esse tipo de demanda.

As obras construídas no sistema CES diferenciam-se pela redução de até 30% no custo e redução de até 60% do tempo em relação a processos convencionais, pois há uma maior racionalização da mão-de-obra e de materiais, maior produtividade e menor custo de fundação por ser uma construção leve e com sistema de distribuição de cargas uniforme. Além disso, uma construção CES gera menos resíduos, baixa emissão de CO2 – cerca de cinco vezes menos do que construções convencionais. Há ainda uma redução do consumo de energia durante a obra e também com o imóvel pronto, pois os materiais utilizados garantem melhores qualidades térmica e acústica.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *