Seminário avalia avanços do setor de crédito cooperativo

Nesta semana, os presidentes e superintendentes das 25 cooperativas Sicredi no Paraná e as equipes de Supervisão e Auditoria da Central Sicredi/ PR, estiveram reunidos com representantes do Banco Central no V Seminário de Supervisão, na sede do próprio Banco Central, em Curitiba. O evento é realizado anualmente e tem como objetivo interagir com os representantes do órgão gestor da política econômica no País.

Segundo o presidente da Sicredi Participações e Central Sicredi/PR, Manfred Alfonso Dasenbrock, o encontro é uma ótima oportunidade de avaliar os processos e proporcionar um nivelamento de informações entre as cooperativas de crédito em relação as diretrizes estabelecidas pelo Banco Central. Ele lembra que a Lei Complementar 130/2009 inseriu definitivamente as cooperativas de crédito no Sistema Financeiro Nacional, e esta aproximação com o Banco Central é fundamental para o aprimoramento dos processos de gestão e controle das cooperativas.

Para o diretor Técnico Regional do BC no Paraná, José Rafael S. Netto, o Sicredi tem demonstrado transparência, ética e eficiência na sua operação, caracteísticas de um modelo de gestão baseado nos conceitos de governança corporativa. No caso das cooperativas, o conceito de governança está também muito ligado á s ferramentas de controle interno e externo e a relação entre conselhos de administração e associados.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *