Ainda dá tempo para planejar a viagem de férias
O setor de turismo vem crescendo a passos largos nos últimos anos. As empresas têm investido alto na busca de novos clientes e viajar tanto pelo país quanto para o exterior está cada vez mais acessível para o bolso dos turistas, diante da infinidade de opções de pacotes e facilidades de pagamento. Este ano, a venda de pacotes tuísticos deve crescer 30% em relação a 2009.
E a 45 dias do peíodo tradicional de férias, quem não planejou a sua viagem, ainda dá tempo, mas a tarefa não é tão simples assim. Eu consultei alguns especialistas no assunto e eles foram uná¢nimes em afirmar que quem não fez uma boa reserva de dinheiro durante o ano para este fim, a opção é fazer uma viagem curta. E nessa hora, a pesquisa e a negociação são imprescindíveis. A pessoa não deve abrir mão de pesquisar voos alternativos, que são bem mais em conta, e escolher destinos não muito convencionais para essa época do ano.
O planejamento de uma viagem é fundamental, mesmo que seja feito em cima da hora. Quem não tem dívidas pode utilizar os recursos do 13º salário. Agora quem está com o seu orçamento comprometido, é melhor deixar a viagem para depois.
Para quem não dispõe de todo o dinheiro para pagar um pacote tuístico, pode optar por um parcelamento, mas deve ficar atento aos juros. Jamais deve ser levado em conta se a parcela cabe no seu bolso, mas sim se ela não vai comprometer o seu rendimento. Hoje, se o turista se programar com tempo pode comprar bons pacotes, pagando em até 10 vezes sem juros. Entretanto, não é interessante, acabar a viagem e ainda continuar pagando por ela. Isso, segundo as próprias aências de turismo, acaba tendo um efeito psicológico muito ruim e pode gerar inadimplência.