Leilões virtuais, uma nova forma de comprar mais barato

Valorização das compras e a presença cada vez maior de empresas no mundo virtual fazem parte das novas tendências apresentadas pela MillwardBrow, instituição que analisa as tendências de e-commerce e geolocalização.  As novidades incluem também formas de publicidade e o aumento da utilização das redes sociais, interatividade e mobilidade na internet.  Além da modalidade de compras para grupos, uma nova forma para o consumidor adquirir produtos na rede virtual começa a crescer. São os chamados leilões virtuais, que oferecem produtos para arremate por um valor até 90% mais barato que no mercado convencional. O Bazaah (www.bazaah.com.br) está entre os pioneiros desse mercado no Brasil e possui 40 mil usuários por mês.

Desenvolvido por empresários de Curitiba o Bazaah funciona como um leilão tradicional, com lances e arremate de produtos, mas tem a vantagem de oferecer condições que possibilitem a participação de vários estilos de consumidores. A inovação também está na forma como funciona o site. O usuário acompanha ao vivo os lances dados pelos outros internautas, o valor real de mercado e também briga” pelo seu produto como em um leilão físico. Nós analisamos alguns sites do mesmo seguimento dentro e fora do país e pensamos em desenvolver uma plataforma virtual que tivesse estabilidade, layout atrativo e de fácil navegação e utilização”, conta o diretor do Bazaah, Antônio Zantut Neto.

Outras tendências apontadas pela MillwardBrow incluem as diná¢micas na rede virtual e a necessidade de empresas estarem ligadas em novas plataformas e criatividade para a interação com os consumidores. O Facebook e Iphone fazem parte do manual de uso da internet para divulgação das instituições. Outra novidade citada é o aumento de jogos e privacidade online.

Segundo a economista Deborah Marczynski, as compras pela internet tendem a crescer na medida em que se aperfeiçoam os sistemas de pagamento virtuais. Havendo segurança em transações online, como compras e logística, o mercado tende a se desenvolver cada vez mais. Deborah destaca ainda a interação com os usuários. በpreciso haver um canal direto e eficiente para a comunicação entre a empresa prestadora de serviços e o cliente, pois sem isso, a qualidade do atendimento tende a ficar desvalorizada nesse tipo de mercado”, revela.

Um mercado ainda em crescimento, mas com aceitação de mais de 80% dos consumidores que fazem comprar pela internet. A web está conquistando cada vez mais o público. Segundo o ándice de Confiança do e-Consumidor, desenvolvido pela e-bit, em parceria com o MIS (Movimento Internet Segura), a satisfação dos consumidores ficou em 85,68%. O que não falta é consumidor para prospecção. De acordo com dados da camara-e.net, o Brasil já possui 70 milhões de usuários de internet, número que garante o sucesso do mercado hoje e no futuro.

Soma

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