You are here
Home > Sem categoria > Cinco dicas para conseguir um emprego pela internet

Cinco dicas para conseguir um emprego pela internet

O Brasil está em um dos melhores momentos econômicos, praticamente a pleno emprego. Com isso, os profissionais brasileiros estão sendo cada vez mais beneficiados, pois milhares de vagas são abertas todos os dias e as empresas estão ávidas para contratar. No entanto, o cenário positivo só é sentido por alguns candidatos. Outros ainda não conseguiram a tão sonhada oportunidade de emprego e precisam de algumas dicas para voltar ao mercado de trabalho e aproveitar esse bom momento que vive nosso país.

Marcelo Abrileri, especialista em recolocação profissional e presidente da Curriculum, o maior site de empregos do Brasil, orienta aqueles que ainda estão desempregados:

Cadastre seu curículo na Internet: é o principal ato na busca por emprego, pois hoje a maioria das companhias expõe seus postos na web. Só no site da Curriculum há mais de 100 mil empresas cadastradas e mais de 500 mil vagas. No entanto, a concorrência também é grande, então é preciso oferecer bom conteúdo no curículo para fazer a diferença. Um dos pontos com que os candidatos não se preocupam é com o Objetivo Profissional. Diferentemente do curículo impresso, na versão online é importante incluir todos os cargos similares ou relacionados. As companhias buscam candidatos por nomes diferentes, que muitas vezes dizem respeito á  mesma função e, dessa forma, as chances de aparecer nessas buscas aumentam. Por exemplo, se você é uma Secretária de Diretoria Bilíngue, coloque também Secretária Executiva Bilíngue, Secretária Executiva, Secretária Bilíngue, Secretária de Diretoria e similares.

Mantenha seus dados atualizados: por falar em busca, é essencial frisar que muitas empresas pesquisam candidatos nos sites de curículos sem mesmo anunciar a vaga. Só na Curriculum, em 2011 (até maio) foram feitas 400 mil buscas de profissionais. Se possuir um curículo completo, com todos os dados profissionais, informações de sua carreira, experiências de trabalho, habilidades, cursos e assim por diante, a probabilidade de constar nos resultados das buscas aumenta. Os dados atualizados farão também com que o curículo apareça na frente dos demais nos resultados das pesquisas. A Curriculum, nesse sentido, oferece o serviço de Destaque, que coloca o curículo na frente dos concorrentes.

Cuidado com a linguagem: é fundamental chamar a atenção do selecionador logo no primeiro momento, para que assim ele continue analisando seus dados profissionais. Para isso, tome alguns cuidados, como deixar seus objetivos profissionais condizentes com suas experiências, verificar se tudo está bem escrito, sem erros de português e prolixidade, entre outros fatores. Nunca minta, pois isso poderá ser rapidamente descoberto durante a entrevista.

Saiba aproveitar o alcance das redes sociais: elas podem ser utilizadas como um complemento no processo de recolocação profissional, como fazem alguns usuários da Curriculum, que adquirem uma página exclusiva para exibir o material num domínio próprio, com o Meu Curículo Online. A ferramenta divulga as informações profissionais do usuário fora dos limites do site, como em redes de relacionamentos, microblogs ou qualquer outra plataforma online. Uma vez com o domínio do seu curículo, o usuário pode encurtar este endereço em sites especializados e fazer uma chamada” para o Twitter ou outras redes sociais, e no final colocar este link que servirá para acessar o material completo. Por exemplo: Gerente de RH formado pela PUC, com grande experiência em multinacional e inglês fluente busca recolocação  .”

Prepare-se para a entrevista virtual: essa é uma das ferramentas mais aproveitadas pelas companhias que utilizam o recrutamento e seleção online. በuma entrevista prévia em que o selecionador consegue fazer uma avaliação geral do candidato, avaliando os quesitos básicos necessários e ajudando a adiantar as próximas etapas do processo seletivo. Também é preciso se preparar para uma entrevista virtual, tomando os devidos cuidados, como não abreviar palavras, pesquisar a área de mercado da empresa, entre outros. Lembre-se que uma entrevista virtual é tão importante quanto uma entrevista presencial.

O importante é lançar o curículo na rede com qualidade, pois a Internet é a melhor ferramenta de disseminação do mesmo. Quanto mais for difundido, maiores serão as chances de este profissional ser visto e recolocado”, conclui Marcelo Abrileri.

Deixe uma resposta

Top