Banco do Brasil está há 70 anos no exterior

O Banco do Brasil registra, neste ano, 70 anos de atuação internacional, cujo marco inicial é a abertura de sua primeira aência no exterior, o BB Assunção, no Paraguai, em novembro de 1941, a primeira de um banco brasileiro fora do país. Além do BB Assunção, a Cidade do Leste, no Paraguai, também possui aência do Banco do Brasil. Uma das vertentes de negócios do BB Paraguai, atualmente, é o atendimento ao agronegócio, tendo em vista que o ramo é explorado por  brasileiros residentes no país.

Tradicionalmente, a atuação internacional do BB se baseia na captação de recursos em moeda estrangeira para suportar as operações de financiamento ao comércio exterior brasileiro e no atendimento do cliente pessoa física residente no exterior, que continua sendo um pilar estratégico da atuação do BB fora do Brasil. Com a crescente expansão das companhias brasileiras lá fora, o BB, por meio de suas unidades no exterior, atualmente, foca o atendimento de empresas brasileiras com negócios fora do Brasil e a alavancagem do comércio exterior brasileiro com o mundo. O BB conta com a expertise de seus funcionários e com tecnologia de ponta para buscar soluções aos milhares de clientes no exterior, aos residentes em diversos países e á s empresas que mantém negócios com o BB. Os principais mercados de atuação internacional do BB são varejo, private banking, corporate banking, de capitais e interbancário.

Para ilustrar a relevá¢ncia da atuação internacional do Banco, do Brasil, tome-se a evolução da participação das operações do BB no exterior no lucro do Banco do Brasil, que em 2009 representava 0,24% e que alcançou, no terceiro trimestre deste ano, a marca de 3,7%. Os movimentos recentes no exterior foram a aquisição do controle do Banco Patagonia, na Argentina; a reestruturação das operações do BB na Europa; o projeto de expansão do BB para o Varejo nos EUA; o processo de transformação do escritório de Xangai – China, em aência, que já está em andamento.

Presente em 23 países, com 48 unidades voltadas a diferentes perfis de clientes e mercados, somadas aos 172 pontos de atendimento na Argentina sob a bandeira do Banco Patagonia, cujo controle foi recentemente adquirido pelo Banco do Brasil, o BB mantém um ciclo ininterrupto de negócios, desde o início do expediente em Tóquio, até o encerramento das operações na Cidade do México. Passando pelos paralelos ao meridiano de Greenwich, O Banco do Brasil está nas principais praças internacionais, em um ritmo forte de atividades, cujo foco é o Brasil e que envolve 29 moedas, dez idiomas, diversas culturas e legislações.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *