Unificação do ICMS pode levar empresas a reavaliar investimentos
Com essa mudança, Moreira aponta que os diferenciais logísticos voltam a ser premissa crucial na determinação de novas instalações. A partir de agora, as vantagens fiscais terão menos peso na decisão de investimento nessas atividades de tradingâ€, avalia o especialista da Ernst & Young Terco.
Para o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp), Valdir Santos a unificação da alíquota do ICMS nas operações interestaduais em 4%,poderá gerar um gargalo logístico no Porto de Santos, com o retorno da demanda de importações.Mesmo com altos investimentos em armazéns privados, o Porto de Santos atualmente opera no limite de sua capacidadeâ€, afirma Valdir, em referência ao porto que receberá grande demanda, devido a sua localização estratégica e aos aspectos administrativos e operacionais.
Em contrapartida, Valdir aponta soluções para os portos de outros estados que deverão ter a sua demanda diminuída, como por exemplo a implantação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), utilizando a infraestrutura já existente, implantação do regime de Reporto e o estabelecimento de zonas francas, a exemplo da Zona Franca de Manaus.