Valores destinados a fundos da infá¢ncia podem ser deduzidos do IR ainda este ano

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, entidade ligada ao Sistema Fiep,  reforça a divulgação de uma novidade introduzida pela Receita Federal para este ano e que deve estimular doações para fundos de crianças e adolescentes. O contribuinte que fizer doações para esses fundos entre janeiro e abril deste ano poderá incluir a ação na declaração do Imposto de Renda referente a 2011. Antes, a pessoa tinha de fazer a destinação ao longo do ano. Agora, pela lei nº 12.594/2012, a destinação pode ser feita durante o mesmo ano até o limite máximo da data de entrega do ajuste do Imposto de Renda, cujo prazo é 30 de abril.

Pessoas físicas podem destinar até 6%, mas para as doações que serão feitas até abril o limite é de 3%. Para Leandro Marins de Souza, advogado e presidente da comissão de Terceiro Setor da OAB Paraná, a nova regra supre uma reivindicação antiga da classe contábil e ainda estimula as doações. Apesar do limite para após a declaração ser menor, as regras devem estimular as doações. Isso porque muitos contribuintes não conseguiam estimar o quanto teriam de imposto a pagar e acabavam desistindo de doar ao FIA”, explicou. Ele diz ainda que diferente das deduções de despesas com educação, que são aplicadas sobre a base de cálculo do IR, os gastos com doações reduzem diretamente o valor que o contribuinte tem que pagar para a Receita Federal.

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), entidade ligada á  Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), desde 2007, apoia campanhas de esclarecimento sobre a importá¢ncia da destinação dos impostos para o Fundo da Criança e do Adolescente (FIA) ou para projetos aprovados pelos Conselhos de Direitos Municipais. E em parceria com os órgãos relacionados aos contadores e organizações do Terceiro Setor, promove espaços para discussão sobre Incentivos Fiscais. Hoje, além de Curitiba, os articuladores das regionais de Maringá, Londrina, Campos Gerais e Cascavel também sensibilizam pessoas físicas e juídicas para a prática da doação.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *