Vale e Sebrae ampliam parceria

luiz_barretto1.jpgO Sebrae e a Vale projetam ampliar em 50% a participação do segmento de micro e pequenas empresas (MPE) – que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – nas compras da mineradora. A parceria, iniciada há dois anos, previa para até o fim de 2013 a presença de mil pequenos negócios na cadeia produtiva da mineradora. No entanto, a meta já foi ultrapassada e mais 500 novas micro e pequenas empresas em oito estados brasileiros – Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e Sergipe – serão beneficiadas pela parceria.

Os investimentos da Vale e do Sebrae na iniciativa, que inclui uma contrapartida das empresas participantes, é de R$ 15,8 milhões. As necessidades da mineradora incluem transporte, manutenção de obras civis, reparo de máquinas e equipamentos e fornecimento de ferramentas diversas. Os compromissos com a parceria foram reafirmados pelo presidente do Sebrae, Luiz Barreto (foto), e pelo diretor de Suprimentos da Vale, Rodrigo Colombaretti. A ideia central da parceria Vale-Sebrae é preparar os pequenos negócios para fornecerem bens e serviços para a Vale. Quando um micro ou pequeno empreendimento fornecedor se qualifica e se cadastra numa empresa como a Vale, ele se credencia a se tornar um fornecedor de outras grandes empresas também. A partir daí, conquista autonomia, potencial de mercado e desenvolvimento”, afirma Fábio Feijó, gerente geral de Suprimentos da Vale.

O Sebrae faz um diagnóstico da situação das MPE que já negociam com a Vale e de outras potenciais fornecedoras. A instituição desenvolve um plano de qualificação para que elas possam suprir a demanda da companhia. São desenvolvidas orientações coletivas e individuais, conforme a necessidade das empresas participantes. Cada grande empresa tem suas necessidades específicas, com requisitos de compra e distribuição de seus produtos, por isso o Sebrae faz a ponte, identificando as oportunidades e preparando os pequenos fornecedores e distribuidores a serem mais competitivos no mercado”, ressaltou o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. O resultado do encadeamento produtivo é positivo para todos os elos da cadeia.”

Soma

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