Após se livrar dos gastos de início de ano, consumidor precisa preparar o orçamento para o Dia das Máes, Namorados e férias

credito.jpgO primeiro trimestre do ano é marcado por uma série de despesas, como IPVA, IPTU, matícula e material escolar, cartão de crédito com gastos das férias e festas de final de ano, e muito mais. Vários consumidores atravessaram esse peíodo cítico no aperto porque deixaram de se planejar financeiramente ao longo do ano anterior. Por isso, agora é hora de poupar e se organizar para não enfrentar dificuldades nos próximos meses, considerando a proximidade de datas comemorativas representativas no comércio, como o Dia das Máes e Dia dos Namorados, e ainda as férias de julho.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o consumidor acaba se descontrolando financeiramente, porque costuma gastar mais do que a sua capacidade de pagamento. Por isso, é fundamental planejar, colocando todas as contas na ponta do lápis, até mesmo o cafezinho do dia a dia. Também é importante envolver toda a família na definição das prioridades do ano, inclusive ser transparente quando for necessário o corte de gastos.

O consumidor precisa ter consciência na hora de comprar a prazo para não acumular vários parcelamentos. Dividir um presente em muitas vezes, por exemplo, pode não ser um bom negócio se o comprador não tiver disciplina financeira. De acordo com os economistas da Serasa Experian, o consumidor deve avaliar se as novas parcelas assumidas podem ser suportadas pela sua renda mensal, que já contempla o pagamento de despesas correntes e essenciais, como alimentação, água, luz, telefone, escola, remédio, prestações, financiamentos, reserva para o fundo emergencial, entre outras.

No caso das férias, um bom planejamento pode ajudar o consumidor a economizar. Quem organiza a viagem antecipadamente sai ganhando com promoções em tarifas, hotéis, companhias aéreas e aências de viagem. Segundo os economistas da Serasa Experian, a tendência é de que os preços subam cada vez mais com a proximidade das férias.

Os economistas também orientam que o consumidor faça um fundo de reserva mensal para emerências. Isso vai ajudá-lo a não prejudicar suas finanças quando acontecer alguma eventualidade, já que terá dinheiro para cobrir parte ou todo o gasto com a despesa.

Para o consumidor que não conseguiu se livrar totalmente do acúmulo de contas do primeiro trimestre do ano e carregou parte das despesas para os próximos meses, a orientação dos economistas da Serasa Experian é priorizar o pagamento dessas dívidas, evitar novas despesas durante este peíodo e se controlar nas compras para as próximas datas comemorativas.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *