Executivos financeiros continuam tendo papel fundamental nas empresas

Uma boa notícia que me foi dada pelo novo presidente do IBEF/Paraná é que depois dos executivos financeiros começarem o ano céticos, diante dos resultados da economia brasileira em 2012, passado o primeiro trimestre, os á¢nimos melhoraram a ponto de se prever que o PIB pode crescer até 4% em 2013. Segundo Clécio Chiamulera, apesar da queda dos juros, o custo do dinheiro ainda é muito caro para as empresas brasileiras. As linhas mais baratas são as de longo prazo, mas o dinheiro disponível não é suficiente para atender a todas as empresas. O executivo lembra que hoje há menos linhas de crédito do que há quatro anos. E isso se deve á s incertezas da economia.
A diretoria do IBEF no Paraná que toma posse á s 20 horas desta quinta-feira (4), no Estação Business School, tem alguns desafios para os próximos dois anos. O primeiro deles é aumentar o número de associados. Em todo o estado estão em atividades mais de 2 mil executivos de finanças, sendo que apenas 10% são membros do Instituto. Outra prioridade é tornar o IBEF um porta voz das empresas junto ao governo e á sociedade, principalmente quando o assunto for tributação.
A nova diretoria do Ibef/PR terá nomes de peso para compor os seus 11 comitês de trabalho, que atuam nas empresas Thá, Grupo Marista, Electrolux, Sumitomo, Fiep, entre outras.
Clécio Chiamulera, que presidirá o Ibef/PR de 2013 a 2015 é diretor administrativo e financeiro da Ibema. Natural de Santa Catarina, é engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal do Paraná com pós-graduação em Administração de Empresa pelo INPG – SP e MBA pela Baldwin-Wallace, Ohio – USA. Chiamulera tem 30 anos de experiência nas áreas financeira, administrativa, industrial e comercial de empresas multinacionais e nacionais de grande porte, tais como, Whirlpool, Electrolux, Unimed Curitiba, Totvs/Datasul e Ibema.