Ex-presidente do Banco Central lança livro em Curitiba

Gustavo FrancoUm dos mentores do Plano Real e ex-presidente do Banco Central, o economista Gustavo Franco (foto) desembarca em Curitiba nesta quarta-feira (8) para o lançamento do livro “As Leis Secretas da Economia”, que acontecerá na sede Concórdia do Clube Curitibano, às 19h30. O evento, que faz parte do lançamento do Clube de Negócios do Clube Curitibano, é uma parceria entre a UniBrasil, Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, Clube Curitibano e Solar do Rosário, que se juntaram para reunir a sociedade, a academia e o empresariado para analisar a política econômica atual, da perspectiva de quem já foi um de seus principais condutores.

Gustavo Franco teve participação importante em muitos eventos da economia e da política brasileira e conviveu com personalidades do conhecimento econômico, como Roberto Campos (1917-2001) e Alexandre Kafka (1917-2007), que observaram que “a economia brasileira não obedecia a nenhuma das leis conhecidas” e listaram, nos anos 60, as dez leis que a regeria de fato. Gustavo Franco atualizou, comentou e ampliou para 74 leis, que podem ser conferidas no livro “As Leis Secretas da Economia”, da editora Zahar. “O sucesso de diversos livros recentes com o intuito de explicar os mistérios da economia – a maior parte dos quais de autores estrangeiros – me anima a pensar que o leitor brasileiro possui genuíno interesse em relatos leves, acessíveis e informativos sobre os temas que o cercam e frequentemente o intimidam”, afirma o autor.

O economista reconhece que não se trata de “colher jabuticabas na frondosa árvore donde brotam as ‘teorias (econômicas) alternativas’ sobre o Brasil”, mas, sim, passar a mensagem de que “as bizarrices do Brasil são todas elas explicadas através do bom-senso e da boa teoria econômica”, sendo necessário apenas compreender o contexto e os incentivos de cada situação. Ao longo do livro, Gustavo Franco explora, com inegável ironia e bom humor, a verdadeira racionalidade de comportamentos aparentemente paradoxais.

Com 216 páginas, a obra é dividida em seis capítulos. Destaque para o “Teorema de Hemingway-Gorbachov” (Lei nº 49), que enuncia que o governante estará condenado ao desprezo das minorias afetadas negativamente por suas reformas, mas sem ter o reconhecimento da grande maioria beneficiada – experiência que o próprio autor compartilhou com o líder russo.

No capítulo “Finanças Públicas – Sonhos e ilusões, o público e o privado”, Gustavo Franco mescla princípios da moderna teoria das finanças públicas à execução da política fiscal brasileira. Na “Lei nº 56” (Comportamento discrepante), o autor afirma que “sempre que o Ministério da Fazenda se entrega à austeridade financeira, o Banco do Brasil (ou o Ministério do Planejamento ou o BNDES) escancara os cofres, e vice-versa”. A entrada é franca, mas os convites são limitados. Para participar é necessário se inscrever pelo site do Clube Curitibano.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *