Ex-presidente do Banco Central lança livro em Curitiba
Um dos mentores do Plano Real e ex-presidente do Banco Central, o economista Gustavo Franco (foto) desembarca em Curitiba nesta quarta-feira (8) para o lançamento do livro “As Leis Secretas da Economia”, que acontecerá na sede Concórdia do Clube Curitibano, às 19h30. O evento, que faz parte do lançamento do Clube de Negócios do Clube Curitibano, é uma parceria entre a UniBrasil, Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, Clube Curitibano e Solar do Rosário, que se juntaram para reunir a sociedade, a academia e o empresariado para analisar a política econômica atual, da perspectiva de quem já foi um de seus principais condutores.
Gustavo Franco teve participação importante em muitos eventos da economia e da política brasileira e conviveu com personalidades do conhecimento econômico, como Roberto Campos (1917-2001) e Alexandre Kafka (1917-2007), que observaram que “a economia brasileira não obedecia a nenhuma das leis conhecidas” e listaram, nos anos 60, as dez leis que a regeria de fato. Gustavo Franco atualizou, comentou e ampliou para 74 leis, que podem ser conferidas no livro “As Leis Secretas da Economia”, da editora Zahar. “O sucesso de diversos livros recentes com o intuito de explicar os mistérios da economia – a maior parte dos quais de autores estrangeiros – me anima a pensar que o leitor brasileiro possui genuíno interesse em relatos leves, acessíveis e informativos sobre os temas que o cercam e frequentemente o intimidam”, afirma o autor.
O economista reconhece que não se trata de “colher jabuticabas na frondosa árvore donde brotam as ‘teorias (econômicas) alternativas’ sobre o Brasil”, mas, sim, passar a mensagem de que “as bizarrices do Brasil são todas elas explicadas através do bom-senso e da boa teoria econômica”, sendo necessário apenas compreender o contexto e os incentivos de cada situação. Ao longo do livro, Gustavo Franco explora, com inegável ironia e bom humor, a verdadeira racionalidade de comportamentos aparentemente paradoxais.
Com 216 páginas, a obra é dividida em seis capítulos. Destaque para o “Teorema de Hemingway-Gorbachov” (Lei nº 49), que enuncia que o governante estará condenado ao desprezo das minorias afetadas negativamente por suas reformas, mas sem ter o reconhecimento da grande maioria beneficiada – experiência que o próprio autor compartilhou com o líder russo.
No capítulo “Finanças Públicas – Sonhos e ilusões, o público e o privado”, Gustavo Franco mescla princípios da moderna teoria das finanças públicas à execução da política fiscal brasileira. Na “Lei nº 56” (Comportamento discrepante), o autor afirma que “sempre que o Ministério da Fazenda se entrega à austeridade financeira, o Banco do Brasil (ou o Ministério do Planejamento ou o BNDES) escancara os cofres, e vice-versa”. A entrada é franca, mas os convites são limitados. Para participar é necessário se inscrever pelo site do Clube Curitibano.