Telefônica Brasil cresce nos segmentos de maior valor no primeiro trimestre do ano

TelefonicaA Telefônica Brasil divulgou nesta terça-feira (7) para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2013. Com 90,9 milhões de acessos em todo o País em 31 de março – 76 milhões no negócio móvel e 14,9 milhões no fixo -, a companhia apresenta resultados que consolidam e ampliam sua liderança nos segmentos pós-pago e de dados, os de maior receita no setor.  A operadora fechou os três primeiros meses com marketshare de 37,1% no pós-pago, além de conquistar 46,3% das adições líquidas do segmento em março e 41,9% no trimestre. O número de acessos pós-pagos saltou para o patamar de 19,5 milhões no primeiro trimestre, contra 16,6 milhões contabilizados no mesmo período do ano passado, correspondente a crescimento de 17,4%.

As receitas de internet móvel tiveram aumento pelo terceiro trimestre consecutivo: evolução de 22,5% na comparação com janeiro a março do ano passado. A empresa lidera também o mercado de placa de dados, com participação de 47,4%, resultado alcançado principalmente pela cobertura diferenciada 3G e 3G Plus, que atinge mais de 3,1 mil municípios brasileiros, mais que a soma das cidades atendidas pelas demais operadoras.

O ARPU (receita média por cliente) móvel teve aumento anual de 3,4%, alavancado pelo crescimento de 14,8% no ARPU de dados. Além disso, em placas e pacotes de dados em smartphones, a Vivo atingiu 13,5 milhões de acessos em 31 de março, resultado 62,9% superior ao do primeiro trimestre de 2012. Vale ressaltar a elevação de 16,5% nos acessos M2M, na comparação com o quarto trimestre de 2012, atingindo 1,4 milhão de clientes.

As receitas com produtos inovadores também continuam em expansão. Exemplo disso é o Vivo Som de Chamada, que alcançou em março a marca de 6,6 milhões de assinantes, crescimento de 13,8% na comparação com o primeiro trimestre de 2012. Os serviços de educação, como o Kantoo e a Nuvem de Livros, já somam mais de 3 milhões de usuários, sendo que 10 milhões de pessoas já foram treinadas por meio dessas iniciativas. Em telefonia fixa, destaque para o crescimento de 5,2%, na comparação com o mesmo período do ano passado, nos acessos de voz para o mercado corporativo.
Os acessos de banda larga fixa também apresentaram incremento, com um total de 3,8 milhões de clientes, elevação de 1,8% em relação ao ano anterior. O resultado foi impulsionado pela expansão dos usuários com conexão em fibra óptica, que atingiram 125 mil em 31 de março.

“Os resultados alcançados são decorrência direta da filosofia de atuação da companhia, voltada para oferecer a melhor qualidade nos serviços e no atendimento, a maior cobertura e a inovação sempre presente em nossos produtos e planos”, diz Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Brasil. “Esses diferenciais em relação à concorrência abrem caminho para mantermos e ampliarmos nossa liderança” diz Valente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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