Foz do Iguaçu recebe encontro de líderes de tecnologia de informação

Acontece nos próximos dias 4 e 5, em Foz do Iguaçu, o 18º Encontro Paranaense de Líderes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O evento, realizado pelo APL Iguassu-IT, com apoio da Assespro-Paraná e do Sebrae/PR, tem como objetivo a discussão dos rumos do setor e o fortalecimento das alianças entre as empresas do nosso estado. Todas as reuniões do encontro ocorrem no Hotel San Juan Eco e, pela primeira vez, serão dois dias de evento, onde os empresários e o público em geral poderão participar de discussões e apresentação de casos de sucesso de empresas do Paraná.

Para Leandro Scalabrin, coordenador do APL Iguassu-IT, o encontro é um importante meio de difusão de ideias e troca de experiências. “Queremos fortalecer e avançar as linhas de ações dos APLs e aumentar a sinergia entre os empresários para podermos gerar negócios”, afirma.  Na visão de Sandro Molés, presidente da Assespro-Paraná o evento é uma excelente oportunidade para observar o setor. “O momento é de empreender, temos que ouvir cuidadosamente esses casos de sucesso para fazer com que outras empresas paranaenses também se desenvolvam e possam contribuir com a área de TI”, diz.

Ainda sob a perspectiva de Molés, o encontro também é uma maneira de fomentar novas iniciativas e alianças. “É importante que esses empresários estejam abertos às novas ideias e, que dessa forma, invistam em projetos inovadores para o setor”, atenta. Scalabrin também fala sobre “I Encontro de Empresários de TIC do estado”, que faz parte das atividades do 18º encontro. “Os casos que apresentaremos são fruto de parcerias concretas e experiências de sucesso dos empreendedores da área, o que demonstra a qualificação do setor e como a união pode fortalecer ainda mais os negócios”, conclui.

O encontro será aberto ao público até o meio dia de sexta-feira. Na parte da tarde, já reunindo apenas os empresários dos APLs, acontecem as reuniões fechadas dos grupos de trabalhos dos APLs: qualificação humana, inteligência de mercado e políticas públicas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *