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Economia e demanda dos consumidores são a maior preocupação dos executivos

Um em cada cinco executivos do setor de consumo elege “a economia e as demandas dos consumidores” como a principal preocupação para este ano, e mais de 40% colocam esse item como um dos três mais importantes em suas agendas. É o que indica a pesquisa “Consumer Executive – Top of Mind 2013” (Executivo do setor de consumo – Top of Mind 2013), realizada pela KPMG internacional e o “Consumer Goods Forum (CGF)” com 442 executivos de empresas do setor de consumo do mundo todo, inclusive do  Brasil.

A publicação aponta que dos cinco principais pontos de atenção para os executivos do setor de consumo, quatro estão relacionados ao desenvolvimento. Além da economia e demanda dos consumidores, eles elencam também crescimento e expansão comercial; inovação, pesquisa e desenvolvimento; e marketing de consumo. Além da questão do desenvolvimento e crescimento do setor, os executivos também estão preocupados com as questões operacionais (32%) e com temas como responsabilidades e regulamentações (22%).

Em comparação com os resultados globais, apenas na América Latina, o tema “economia e a demanda do consumidor” não se destaca como a principal preocupação dos executivos. Na região, apenas 19% dos respondentes citaram esta como uma das três questões de prioridade. Já quando analisadas as expectativas de crescimento nas vendas para os próximos dois anos, o empresariado brasileiro está otimista. Quarenta e quatro por cento dos executivos acreditam que as vendas vão aumentar e apenas 6% não acreditam nessa possibilidade.

“O forte crescimento econômico na região, particularmente no Brasil, faz com que as principais preocupações fiquem direcionadas à busca de profissionais especializados/recursos humanos (RH) e responsabilidade corporativa, fazendo com que estes temas tenham uma classificação mais elevada nas agendas dos executivos do que em outras regiões. Apesar das turbulências dos últimos anos, o Brasil tem registrado um rápido crescimento e, com ele, mais pressão para as empresas brasileiras contratarem e manterem talentos e pessoal especializado, e encontrarem formas mais sustentáveis de gerir seus negócios”, avalia Carlos Pires, sócio-líder de Mercados de Consumo da KPMG no Brasil.

Quarenta e três por cento dos entrevistados citam o crescimento das vendas como uma das três principais alavancas para melhorar a rentabilidade de suas empresas ao longo dos próximos dois anos, seguido pela inovação de produtos. “Esses dois fatores estão entre os mais importantes para aumentar os lucros. Na visão dos executivos em nível global, eles estão alinhados com outro dado mostrado da pesquisa: o foco das empresas nas demandas do consumidor e aumento de vendas”, afirma Carlos Pires.
Ainda assim, 38% dos executivos de consumo se mostram reticentes, pois afirmam que a sua maior preocupação econômica é a possibilidade dos gastos dos consumidores retardar ou diminuir. Além disso, mais de um quinto  citam que a concorrência estrangeira e volatilidade cambial são os principais riscos econômicos – considerações que indicam a percepção das empresas sobre a constante necessidade  de se expandir geograficamente.

“Os resultados da pesquisa indicam um otimismo cauteloso dos executivos para o crescimento. O foco agora são os clientes. As empresas têm reconhecido o poder e a influência do consumidor de hoje, por isso o objetivo é trabalhar com o cliente e atender às suas necessidades, ao invés de apenas tentar influenciá-los. Hoje o consumidor, além de mais esclarecido e antenado, possui recursos tecnológicos que o ajuda a comparar preços e qualidade, em tempo praticamente real, e a influenciar sua rede de contatos e o mercado”, conclui Carlos Pires.

Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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