Demanda das empresas por crédito cresce 2,3% em julho

creditoA busca das empresas por crédito cresceu 2,3% no mês de julho/13 comparativamente ao mesmo mês do ano passado, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Foi a segunda alta interanual consecutiva do indicador, dado que em junho/13 o crescimento frente a junho do ano passado havia sido de 0,6%. Com este resultado, diminuiu a queda da demanda das empresas por crédito no acumulado deste ano de 2013, passando de uma variação negativa de -4,7% (janeiro a junho e 2013) para -3,7% (janeiro a agosto de 2013).

Na comparação com o mês imediatamente anterior, isto é, junho de 2013, a demanda das empresas por crédito subiu 9,7%, porém este resultado foi impactado pela maior quantidade de dias úteis em julho/13 frente a junho/13 (23 contra 20). O maior crescimento na demanda das empresas por crédito em julho/13 foi verificado nas grandes empresas, cuja alta foi de 17,4% frente ao mesmo mês do ano passado. Já nas médias empresas o crescimento da demanda por crédito em julho/13 foi 1,3% superior ao verificado em julho/12. Por fim, a alta na demanda por crédito foi 2,2% superior nas micro e pequenas empresas em julho/13 na comparação com o mesmo mês de 2012.

No acumulado do ano, as grandes empresas estão exibindo o melhor desempenho em termos de demanda por crédito: alta de 18,4% de janeiro a julho de 2013 frente ao mesmo período do ano passado. As médias empresas também exibem crescimento no acumulado do ano, porém bem mais modesto: 5,6%. Por outro lado, o período de janeiro a julho de 2013 registra queda de 4,4% na busca das micro e pequenas empresas por crédito.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, os crescimentos mais expressivos das demandas das grandes e das médias empresas por crédito neste ano de 2013 são decorrentes de um ambiente externo ainda difícil para captações externas e de um mercado de capitais com pouco apetite ao risco, fazendo direcionar as necessidades de financiamento destas empresas às linhas oferecidas pela rede bancária doméstica.

As empresas industriais, com alta de 8,4%, lideraram a procura por crédito em julho/13. Já as empresas de serviços expandiram a sua busca por crédito em 3,3% ao passo que nas empresas comerciais, o crescimento foi de apenas 0,9%. O patamar relativamente mais desvalorizado da taxa de câmbio, que parece ter se consolidado ao longo dos últimos meses, pode estar influenciando positivamente a busca por crédito por parte das empresas industriais, tendo em vista os ganhos de competitividade que estas auferem decorrentes de níveis mais depreciados da moeda local, observam os economistas da Serasa Experian.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *