Indústria e comércio de brinquedos apostam em crescimento de 13% nas vendas do Dia das Crianças
Faltando exatamente 38 dias para o Dia das Crianças, o comércio varejista intensifica as negociações com as indústrias no sentido de reforçar os estoques. E não é para menos. A venda de brinquedos deve movimentar neste Dia das Crianças, só no varejo, cerca de R$ 3 bilhões, representando um aumento de 13% em relação a 2012. Só para se ter uma ideia do apelo da data, ela concentra 40% das vendas de brinquedos no ano.
Um ponto positivo, é que em 2013 deveremos ter mais brinquedos nacionais do que importados. É que a alta no custo da mão de obra na China, somada à elevação do dólar, deixou nossos brinquedos mais competitivos. A fabricante Estrela, por exemplo, calcula que, com a mudança cambial, o custo da fábrica instalada na China aumentará em 25% . Por isso, ela está aumentando a produção aqui no Brasil. Além disso, os importados devem ficar mais caros também no ano que vem, tendo em vista que a alta do dólar em relação ao real deve continuar. .
Em todo o Brasil existem 371 fábricas de brinquedos, que produziram, só este ano, 1.750 lançamentos. Na ponta de venda, as maiores redes varejistas de brinquedos como a Ri Happy e PBKids garantem que não haverá alterações de preços até o fim do ano, já que tanto lojistas como importadores estão diminuindo suas margens de lucro para que o consumidor não seja penalizado.