You are here
Home > Tecnologia > Paraná prospecta acordo com instituição francesa para cursos das Faculdades da Indústria

Paraná prospecta acordo com instituição francesa para cursos das Faculdades da Indústria

Durante os dias 11 a 14 de novembro, o Senai no Paraná recebeu a visita de representantes do Instituto de Tecnologia de Poitiers (IUT), da França. O objetivo do encontro foi estreitar a relação e analisar as possibilidades de cooperação entre as duas instituições, com foco nos cursos de tecnologia das Faculdades da Indústria. Segundo o gerente de Alianças Estratégicas do Sistema Fiep, Reinaldo Tockus, a visita da comitiva foi a oportunidade para tornar mais efetiva a relação entre o Senai e a IUT. “Já tentamos desenvolver algumas atividades conjuntas, mas que ainda não saíram do papel”, explica Tockus. “Esse encontro serviu para tornar nossa relação mais forte e efetiva. Vamos continuar trabalhando para que nossos planos se concretizem e tenhamos ao nosso lado mais um parceiro grandioso, como é a IUT”, ressaltou o gerente. Majdi Khoudeir, diretor da IUT, destacou que o mais importante deste contato foi poder conhecer melhor o trabalho da instituição brasileira.

“Quisemos durante esta semana mostrar como é o nosso trabalho e quais são as expertises que temos, mas principalmente, conhecer como funciona o Senai. Assim, torna-se mais fácil encontrarmos pontos que podemos aproveitar para realizar trabalhos em conjunto”, conta.
Em 2011, representantes do Senai visitaram a instituição francesa para conhecer a IUT, que há mais de 40 anos capacita estudantes com foco na integração entre indústria e academia. A vinda da comitiva neste ano é uma ação decorrente deste primeiro contato. A proposta pedagógica da IUT consiste na combinação do ensino prático com a aprendizagem científica e tecnológica. A instituição possui 115 unidades espalhadas por toda França.

A comitiva formada pelo diretor da IUT e pelas docentes Helene Harvent e Sarah Warden conheceu, além do Departamento Regional do Senai, as unidades da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Boqueirão, Parolin. Os franceses também visitaram o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, localizado no Campus da Indústria, e as Faculdades da Indústria em São José do Pinhais.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top