Prêmio Equilibrista, que é o Oscar do setor financeiro, será entregue nesta quinta-feira em Curitiba

equilibristaO Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná vai realizar nesta quinta-feira (7), no Castelo do Batel, em Curitiba, a entrega do Prêmio Equilibrista, que é considerado o Oscar do setor financeiro. A  diretora executiva de Finanças da JTEKT Automotiva Brasil, Edinéia Martins, é a vencedora de 2013. Já para o prêmio Destaque Finanças foram escolhidos o diretor administrativo-financeiro da Brafer, Joelson de Oliveira Lopes, e o diretor financeiro da Aker Solutions, Mauricio Nascimento.  Eu conversei com Edinéia Martins, que é a quarta mulher no Paraná a receber o Equilibrista,  e ela me disse que antes mesmo de conquistar o prêmio conseguiu quebrar alguns paradigmas, como ser uma mulher a ocupar o cargo de diretora financeira numa empresa japonesa e a cima  de tudo do setor automotivo.

Aos 40 anos e 20 de profissão, Edinéia faz questão de dizer que nasceu na pequena cidade de Ribeirão Claro, no Norte paranaense. Para ela, o grande desafio do executivo de finanças do Século 21 é acompanhar  a dinâmica do mercado.  Ou seja, com o aumento da competitividade, as empresas precisam produzir cada vez mais, reduzir seus custos e aumentar seus resultados. Segundo Edinéia, o diretor de finanças tem que entender de tudo e não é mais apenas um executivo e sim um gestor com faro financeiro.

Edinéia Martins é a Equilibrista de 2013.
Edinéia Martins é a Equilibrista de 2013.

Outro ponto destacado pela Equilibrista de 2013 é a qualidade dos produtos, que não é somente um diferencial, tendo se tornado um requisito básico.  De acordo com Edineia, a internet leva a informação ao consumidor onde quer que ele esteja. Com isso o consumidor está mais exigente e compara preços e produtos do mundo inteiro. E as empresas têm que correr atrás de toda essa evolução se quiserem alcançar bons resultados.
Formada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Controladoria e Finanças e MBA Executivo em Finanças Empresarial e Mestre em Gestão de Pessoas, Edinéia Martins iniciou sua atividade na JTEKT Automotiva Brasil (antiga Koyo), multinacional japonesa do setor automotivo especializada na produção de sistemas de direção para veículos leves, em 2002, no cargo de Analista de Custos, desenvolvendo uma carreira profissional de destaque e referência para segmento. Atuou nos cargos de Supervisora, Gerente Financeiro e Contabilidade, Gerência de Gestão de Pessoas, Gerência de Tecnologia da Informação e Gerência de Compras.

Atualmente é diretora executiva responsável pelas áreas de Finanças, Contabilidade, Planejamento Financeiro, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Compras. Em 2012 e 2013, trabalhou na busca de soluções local para viabilizar investimentos junto a Casa Matriz e  destacou-se na implementação do projeto de Inovação Tecnológica de localização da produção do Sistema de Direção Elétrica.
Trabalhando ativamente na obtenção de linha de financiamento subsidiadas, junto à Finep, órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

“Concorremos com empresas-irmãs em todo mundo na obtenção de investimentos e projetos. É assim que funciona em empresas globalizadas. Infelizmente, no Brasil é mais barato importar e estamos perdendo competitividade por não haver uma Política Industrial para o nosso segmento. Os benefícios existentes da Política são destinados para as montadoras. Diante desse cenário, precisamos pesquisar todas as possibilidades que possam nos diferenciar positivamente perante a matriz, pois a parte ruim eles já sabem”, explica Edinéia.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *