Casal ensina como uma sociedade de negócios pode dar certo
Depois de anos casados e com trabalho promissor em São Paulo, Mariângela Perissinotti foi surpreendida pelo marido Roberto Magnani a vir para Curitiba e abrir um novo negócio. Ela, advogada e ele, arquiteto, resolveram fazer as malas e apostar em um novo sonho: abrir uma pizzaria gourmet em Curitiba. Embora com frio na barriga, ela aceitou o desafio. “Sabia que me tornar sócia do meu marido poderia dar certo, afinal, desde que estamos casados atuamos juntos nas mais variadas funções. O resultado está em uma casa que faz sucesso na capital paranaense há 10 anos”, explica, Mariângela, sócia-proprietária do Avenida Paulista Pizzeria.
Roberto Magnani, também sócio-proprietário do Avenida Paulista Pizzeria, lembra que, apesar do sucesso da parceria, foram precisos alguns cuidados, como dividir a administração. “Nós resolvemos que cada um iria trabalhar com seu respectivo talento. Esta decisão foi muito acertada, pois quando cada um se responsabiliza por uma determinada área, ficam muito mais fáceis os encontros e reuniões para tratar de coisas maiores como planejamento estratégico e lançamento de produtos”, comenta. Outra dica do casal é disciplina para não levar assuntos do trabalho para casa e vice-versa. “Aprendemos a não sobrecarregar o outro com as responsabilidades assumidas por cada um. Claro que o diálogo existe e as opiniões são e devem ser constantes em busca de atalhos e soluções. Isto é uma colaboração intelectual muito bem-vinda. Mas não pode passar a ser mais um motivo para discussões”, fala Mariângela.
Sobre quem palpita mais sobre as receitas – todas inspiradas na culinária Italiana-, os dois ressaltam que esta é uma área engraçada, uma vez que chegam a fazer surpresas um para o outro com testes informais. “Várias receitas surgiram assim e foram aprimoradas, como os Pacchetos e as nossas pastas do almoço. Depois, começamos a fase de avaliação do processo, da maximização de insumos e dos custos. Neste ponto surgem divergências, pois sempre queremos fazer o mais surpreendente e gostoso, e acabamos esbarrando em algumas particularidades”, afirma Magnani. E continua: “Como muitas receitas carregam DNA familiar, sendo adaptações de molhos das avós, pastas e doces das mães, gosto de fazer surpresinhas. Tenho muitas ideias e parto para a produção. Depois convido a Mariângela para provar, submetendo a nova receita às suas criticas. Portanto, ela dá mais palpites e ela adora fazer isso, bem próprio das esposas”, ri.
Mariângela atribui o sucesso da sociedade ao companheirismo e à compreensão. “Às vezes a administração é solitária e difícil. É comum para o empreendedor brasileiro uma vez por outra se sentir abatido e desmotivado diante da política pública antiempresarial, que eternamente assola o progresso do país. Nestas horas a sociedade em família tem efeito benéfico e único, pois você encontra um parceiro autêntico e comprometido em discutir estratégias para as melhores decisões. Afinal, estamos no mesmo barco e fica mais fácil ajustar as velas na direção correta do vento enquanto o outro fica no leme”, finaliza.








